62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Enne Karol Venancio de Sousa 1
Silvia Regina Pereira de Mendonça 1
1. Instituto Federal do Rio grande do Norte/ IFRN
INTRODUÇÃO:
A apropriação e a importância da linguagem no ensino de Matemática se tornam muitas vezes negligenciadas para se dar ênfase diretamente aos conteúdos, sem levar em conta que a linguagem é fundamental para o diálogo, bem como para o entendimento dos conteúdos. Sobre esta falta de clareza, com relação aos conceitos e utilização da linguagem matemática, o professor tem um papel fundamental, pois atuará de forma determinante, podendo trabalhar os erros e chegar a novos conceitos, os corretos. Os documentos oficiais que norteiam a educação do Brasil, por exemplo, os PCN's (BRASIL, 1998), dão ênfase à apropriação desta linguagem desde o ensino básico, destacando a representação e a comunicação, investigação e compreensão, e ainda a contextualização sócio-cultural, como competências e habilidades a serem desenvolvidas em Matemática. Assim, o objetivo principal do nosso trabalho é enfatizar a importância da linguagem matemática, atuando como fator determinante no ensino-aprendizagem da disciplina e possibilitando uma maior abertura para interpretação e desenvolvimento lógico-matemático.
METODOLOGIA:
O trabalho que será descrito a seguir foi realizado com os alunos do curso de Matemática da UFRN, disciplina Teoria dos Números no período 2009.2. O conteúdo central foi às técnicas de demonstrações matemáticas, juntamente com a parte introdutória referente à prática de abstração e linguagem (objeto do nosso estudo neste trabalho), com ênfase na leitura, interpretação, análise e avaliação de textos matemáticos. Fizeram parte desse Módulo de Ensino 30 alunos. O objetivo dessa atividade foi discutir alguns textos em forma de diálogos que foram divididos por grupos de alunos responsáveis por interpretar, analisar e apresentar sua parte para os demais. A apresentação de cada parte do diálogo foi feita e discutida coletivamente em duas aulas, gerando assim, uma articulação de opiniões. Neste sentido, os alunos puderam expressar suas linhas de raciocínio, defendendo suas posições, questionando as opiniões dos outros e acostumando-se a uma linguagem matemática mais sofisticada. Ao fim de cada diálogo, os alunos eram ainda submetidos a questionamentos, cuja elaboração das respostas era feita a partir da realização de pesquisas e discussão com outros colegas dos grupos. Tais pesquisas e discussões foram realizadas em tempo extra, fora da classe, e trazidas na aula seguinte.
RESULTADOS:
A linguagem matemática apresenta diversas deficiências que podem ser conseqüências de vários fatores, dentre os quais se destacam dois. O primeiro é referente à falta de compreensão em decorrência de não ser uma linguagem corriqueira/usual. O outro grande fator de deficiência da linguagem é a dificuldade dos alunos com relação à língua materna. De fato, o obstáculo maior concentra-se em o aluno elaborar seu pensamento e escrevê-lo como um argumento. Portanto, destacamos a importância de se trabalhar no início do curso de Matemática textos em que o educando seja levado a interpretar; analisar e discutir informações, conceitos e dados. Observamos assim que essa intervenção já amenizou, em parte, algumas deficiências trazidas por esses alunos. Verificamos nas ultimas atividades e nas entrevistas que o trabalho no início do curso pode diminuir o fracasso em algumas disciplinas mais abstratas que necessitam de interpretação e de um pouco mais de raciocínio lógico-matemático. Os dados foram analisados quantitativamente a partir de gráficos estatísticos e qualitativamente pela análise desses gráficos.
CONCLUSÃO:
O objetivo principal do nosso trabalho foi enfatizar a importância da linguagem matemática, que atua como fator determinante no ensino-aprendizagem nas disciplinas e possibilita uma maior abertura para interpretação e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Nesse sentido, ao fim das atividades podemos concluir que os resultados foram favoráveis e a maioria dos alunos sugeriu que tal atividade fosse mais bem divulgada no campo acadêmico, pois eles já sentiam mais segurança com relação à leitura e interpretação de textos matemáticos e, mesmo com alguma resistência no primeiro encontro se comprometeram a aprimorar seus estudos através de pesquisas e trabalhos coletivos. Acreditamos que este trabalho resultou numa experiência bastante válida, embora, seja somente um passo para diversas discussões e estudos.
Palavras-chave: Linguagem, Ensino de Matemática, Raciocínio lógico -matemático .