62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: GINCANA ECOLÓGICA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM AREIA BRANCA/RN
Raquel Francisco dos Santos 1
Gleydson de Freitas Silva 1
Socorro Michelle Lins Rebouças 2
Alan Martins de Oliveira 3, 1
1. Depto. de Gestão Ambiental, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
2. Depto. de Turismo, Faculdade de Ciências Econômicas - FACEM/UERN
3. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é uma das ferramentas mais importantes na condução para um modelo de Desenvolvimento Sustentável no planeta, devendo transpassar por todos os segmentos da sociedade, e aplicada para todas as faixas etárias. No aspecto formal, é na escola onde se passa boa parte da vida e é o período de formação da personalidade, sendo possível aprender sobre as mais diversas disciplinas e a conviver da melhor forma com o meio e a sociedade. Neste sentido o presente trabalho teve como principal objetivo evidenciar um método lúdico e dinâmico de aprendizado sobre questões ambientais, utilizando-se de uma gincana recreativa aplicada em um Centro de Educação Especial, na cidade de Areia Branca-RN.
METODOLOGIA:
A I gincana Ecológica do Centro de Educação Especial Profª Maria Lauretânia R. B. do Vale - CEESLAUVA foi realizada no ano de 2009 com a participação de professores, alunos e pais de alunos. Durante toda a semana que antecedeu o dia da gincana, foram ministradas aulas teóricas em sala, relativas às práticas sustentáveis e as conseqüências da degradação antrópica no meio ambiente, com exposição de cartazes feitos pelos próprios alunos, aulas áudios-visuais e aulas práticas de reciclagem de materiais. Durante a mesma semana os alunos eram incentivados a trazerem garrafas plásticas vazias, mudas de árvores nativas e lixo orgânico, esses matérias contavam pontos para as equipes, que foram divididas por classes, e no final na gincana os materiais foram usados para a produção de uma horta orgânica em um terreno da própria escola. No último dia da semana, foram realizadas as outras provas da gincana, que consistiram em caça ao tesouro, limpeza de toda a escola, plantação de mudas, equipe que melhor se caracterizou com sua determinada cor, maior número de pais trazidos à escola neste dia. Houve uma comissão julgadora, composta por pessoas que não tinham vínculo com a escola que atribuíram os pontos para cada equipe. A equipe vencedora ganhou um passeio turístico em uma área de manguezal da cidade por meio de uma balsa, onde os mesmos tiveram um maior contato com a natureza, relembrando assim os assuntos abordados durante a semana da gincana.
RESULTADOS:
Verificou-se com esta atividade lúdica, um aprendizado por parte dos alunos sobre as questões ambientais. Houve motivação e significativa participação de pais de alunos, professores e servidores. A atividade foi avaliada positivamente pela maioria dos participantes, alunos com necessidades especiais puderam participar de todas as atividades da gincana. Com a grande quantidade de materiais arrecadados, foi possível a construção de uma horta orgânica na escola. Observou-se também, uma maior integração e interação entre os alunos que se empenharam durante toda a semana para trazer os materiais recicláveis e a matéria orgânica para a horta. Os materiais que foram trazidos deixaram de ser depositados no meio ambiente de forma indevida, entre outros aspectos positivos que através desta gincana pôde-se obter.
CONCLUSÃO:
É possível a organização e realização de uma gincana tratando dos assuntos ambientais, envolvendo também alunos com necessidades especiais em todas as atividades, trazendo assim um maior aprendizado e melhor participação dos alunos, por se tratar de brincadeiras divertidas onde todos precisam ajudar de forma prática, exercendo assim o aprendizado em sala de aula e levando este aprendizado para fora da escola.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Atividade lúdica, Transdisciplinaridade.