62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 5. Química de Macromoléculas
ANÁLISE PROTEÔMICA DE Crotalaria pallida EM PRESENÇA DO NEMATÓIDE DE GALHA, Meloidogyne spp.
Adriana Ferreira Uchôa 1
Sheyla Varela Lucena 1
Norberto de Kássio Vieira Monteiro 1
Adeliana Silva de Oliveira 1
André Teixera Ferreira 2
Maurício Pereira de Sales 1
1. Departamento de Bioquímica, Universideade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Laboratório de Toxinologia - IOC, RJ
INTRODUÇÃO:
Estudos agronômicos têm relatado que os fitonematóides causam perdas elevadas para a agricultura em todo o mundo. Diferentes métodos de controle têm sido aplicados, como o uso de cultivares resistentes, controle biológico, rotação de cultura com plantas não hospedeira, plantas antagônicas e nematicidas sintéticos e naturais. A aplicação de nematicidas sintéticos têm sido o método mais empregado devido à rapidez dos resultados e o fácil manejo. No entanto o uso indiscriminado destes agrotóxicos tem implicações ambientais e na saúde humana, além de sua eficácia ser discutível. As leguminosas do gênero Crotalaria são muito empregadas no controle de nematóides de galha (Meloidogyne spp.), sendo consideradas plantas antagônicas aos fitonematóides. Neste trabalho nós reportamos a análise das proteínas expressas em raízes de Crotalaria pallida em resposta ao desafio com Meloidogyne spp.
METODOLOGIA:
Sementes de C. pallida foram cultivadas em vasos plásticos em substrato autoclavado, areia de leito de rio e húmus de minhoca (1:1). Plantas com 24 dias após o aparecimento das folhas primárias foram inoculadas com uma suspensão contendo aproximadamente 200 nematóides no estágio J2. Após 10 dias de inoculação às raízes de plantas controle (não inoculadas) e tratadas (inoculadas) foram coletadas, suas proteínas extraídas, dosadas e submetidas à eletroforese bidimensional. As proteínas diferencialmente expressas em resposta à infecção foram identificadas através de análise por espectrometria de massas e comparação das seqüências obtidas com bancos de dados (NCBInr) usando o software MASCOT.
RESULTADOS:
Pterocarpan reductase (Acesso: gi|116077986 - [Lotus japonicus]), inibidores de tripsina do tipo 2 e 3 (Acesso: gi|14161088 e Acesso: gi|54311695 [Cicer arietinum]), proteínas induzidas por estresse hídrico RPR-10 (Acesso: gi|17352485 [Retama raetam]), e proteínas associadas a lipídios (Acesso: gi|15236014 [Arabidopsis thaliana]) foram identificadas. A presença de proteínas relacionadas à defesa de plantas, como inibidores de proteases, proteínas relacionadas à patogenese (PR-10) e proteínas da via de biossíntese de fitoalexinas em C. pallida provavelmente estejam envolvidas no antagonismo contra patógenos do solo e insetos.
CONCLUSÃO:
Nossos resultados mostram o potencial da abordagem proteômica para identificar proteínas envolvidas na resposta de defesa em raízes de plantas C. pallida que impedem o desenvolvimento de nematóides de galha.
Instituição de Fomento: CNPq, FINEP-RENORBIO
Palavras-chave: Crotalaria pallida, Fitonematóides, Proteínas de Defesa de Plantas.