62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROJETO BIODIGESTORES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
Rômulo Lima Dias 1
Mikaelly Santos Gouveia 1
1. Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque
INTRODUÇÃO:
A busca atual da humanidade pelas energias renováveis tem levado a ciência a um empenho cada vez maior nas pesquisas envolvendo essa temática. Sabemos, hoje, que uma comunidade que trata dos seus dejetos e os aproveita em benefício próprio é um protótipo de sociedade sustentável, em que os laços de realimentação começam a ser construídos e o uso do meio natural ocorre de maneira mais consciente. Inserida nesse panorama, a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor “Eidorfe Moreira” (FUNBOSQUE), uma instituição comprometida com a mudança das concepções do uso da energia em voga, possui ações que visam à sensibilização e à promoção do uso de energias limpas na comunidade escolar da qual faz parte, a Ilha de Caratateua, de modo que esta funcione como pólo irradiador desta cultura para a região insular e continental de Belém, onde está localizada. Um instrumento para essa reeducação é a utilizada a partir do biodigestor, fonte de produção do biogás, produto obtido através da fermentação bacteriana anaeróbica. Com este trabalho, procuramos, então, compreender o processo de biodigestão como uma alternativa viável para o aproveitamento do lixo orgânico, especialmente, dejetos animais; envolver o alunado em uma rede de extensão com a comunidade circunvizinha levando à sensibilização em relação ao tratamento do lixo orgânico e dejetos animais; e desenvolver, através de experimentações, modelos de biodigestores para uso doméstico, levando em conta a biomassa disponível.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi realizada uma formação teórica dos professores que fazem parte do projeto e dos quinze (15) alunos participantes do mesmo através de cursos e consulta à literatura disponível, no que tange a questão do uso e construção de biodigestores. Durante a exploração teórica dos processos de decomposição anaeróbia, foi realizada uma análise química, física e biológica gerando dados que permitiram a criação de modelos e representações, servindo de ponto de partida para alguns conteúdos utilizados em sala de aula relacionados a essas disciplinas. Após o firmamento das bases teóricas do processo de biodigestão e da construção de biodigestores, partiu-se para o estudo de campo em regiões da ilha de Caratateua e demais ilhas onde existem unidades pedagógicas da FUNBOSQUE, no intuito de identificar locais com potencial para a produção de matéria orgânica aproveitável no manuseio de biodigestores. O trabalho de estudo inicial foi feito na ilha de Caratateua, devido à presença de pequenas criações de animais com uma produção diária considerável de dejetos. Assim, pudemos estimar de que ordem é essa produção diária e qual a quantidade de biogás produzida.
RESULTADOS:
Dentro desse contexto, foi realizado um experimento, visando à construção de um modelo de Biodigestor compatível com as residências dos moradores da Ilha de Caratateua. No experimento, utilizamos um tambor de plástico de 200 litros com material orgânico como biomassa para decomposição. Neste foram acopladas uma tampa de vedação e uma válvula de pressão para controlar a saída do gás quando este começasse a ser produzido. A partir de então, foi realizada a coleta dos dejetos por um grupo de 10 alunos para alimentar o Biodigestor. Após três semanas de decomposição, o material não mais apresentava odor e nem havia a presença de moscas, mostrando que o processo de digestão anaeróbica havia ocorrido. Ao mesmo tempo, foram feitos testes de PH do Biofertilizante com fitas de tornassol, obtendo valores de 3,5 a 4. Esses testes serviram de introdução e justificativa para a necessidade do estudo dos Logaritmos, o que tornou a aprendizagem realmente significativa e diminuiu a resistência dos alunos em relação ao trabalho com as Funções Matemáticas. Ainda foi realizado o dimensionamento do biodigestor calculando, por exemplo, os volumes de biomassa e Biogás suportados pelo modelo adotado, trabalhando desta forma com tópicos da Geometria Espacial no que tange ao cálculo de áreas e volumes dos Sólidos Geométricos.
CONCLUSÃO:
Questões como a composição do Biogás e a volatilidade e poder calorífico do metano entraram na discussão durante o experimento, abordando aspectos físicos e químicos de seu estudo. Todas elas corroboraram para a compreensão interdisciplinar dos fenômenos concomitantes à digestão anaeróbica da matéria orgânica por parte do alunado, tornando o estudo das Ciências Naturais e da Matemática mais interessante e desafiador. Além disso, o modelo proposto no experimento supracitado apresentou boas condições de implantação em residências da Ilha de Caratateua, onde havia produção de dejetos animais. Portanto, a aplicação, através do Projeto Biodigestores, de formulações matemáticas e questões de ordem biológica, química e física ensejou o aprendizado empírico destas disciplinas, de modo a ampliar o processo de compreensão dos conteúdos presentes nestas disciplinas, assim como mostrou a relevância e contribuição das pesquisas na área da educação ambiental, aumentando a consciência do alunado em busca de soluções para um dos principais problemas enfrentados pelos habitantes da Ilha de Caratateua: o Saneamento Ambiental.
Palavras-chave: Saneamento Ambiental, Digestão Anaeróbica , Ilha de Caratateua.