62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA (PROEJA) NO IFRN - CAMPUS SANTA CRUZ
Rejane Gomes Ferreira 1
Maria Luíza de Medeiros Galvão 1, 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN
2. Profª. Mestra Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos representa uma dívida social não reparada para aqueles que não tiveram acesso e nem condições de permanência na escola. A implantação da modalidade EJA na Rede Federal de Educação Tecnológica por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA), apesar de possibilitar ao sujeito jovem e adulto oportunidades de elevação da escolaridade, qualificação profissional, bem como continuidade de estudos, traz questões preocupantes acerca do processo de ensino-aprendizagem. Surgem inquietações diversas e a necessidade de entender de que forma esses sujeitos aprendem melhor. Este trabalho propõe analisar o processo de aprendizagem do jovem e do adulto à luz da teoria sociointeracionista do conhecimento, a partir da identificação das dificuldades encontradas pelos sujeitos envolvidos no processo, no âmbito da educação profissional, destacando as possibilidades de estratégias de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da prática docente. Este trabalho apresenta fundamentos teóricos envolvendo estudos sobre aprendizagem, trabalho, cultura ciência e tecnologia. Destacam-se aqui, alguns autores: Paulo Freire, Vygotsky, Kohl, Ari de Oliveira, Maria Ciavatta, Marize Ramos, Frigotto, entre outros.
METODOLOGIA:
Este trabalho teve um caráter específico da pesquisa qualitativa a partir de estudo de caso. Foi realizada em ambiente escolar com a participação dos alunos do Curso Técnico em Nível Médio Integrado em Informática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN - Campus Santa Cruz, nas Turmas: 11408.1AN e 11408.1BN - 2009.2. Para efetivação da pesquisa foram elaborados questionários contendo questões abertas e fechadas, os quais foram aplicados com sessenta alunos do referido curso. Os dados foram consolidados e organizados em tabelas e gráficos. A análise dos dados foi feita com base na abordagem sociointeracionista do conhecimento considerando o objeto de pesquisa pautado no sujeito jovem e adulto tendo como princípio norteador a aprendizagem do jovem e do adulto no âmbito da educação profissional, observando os eixos da ciência, trabalho, cultura e tecnologia.
RESULTADOS:
Os dados obtidos mostram que cinquenta e cinco por cento dos alunos encontram-se na faixa etária entre vinte e cinco a cinquenta e sete anos de idade. A maioria é do sexo masculino, não tem profissão, nem trabalham. Noventa e dois por cento concluíram o ensino fundamental em escola pública, entre os anos de mil novecentos e oitenta e cinco a dois mil. Como premissa fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento profissional, oitenta e um por cento apontam "o aprender a usar mais e melhor o computador" enquanto sessenta e um por cento apontam o "estudar para aumentar a escolaridade, participar de seminários/leituras voltadas para a sua formação profissional". Quanto ao processo de aprendizagem e da forma como aprendem melhor, destacaram: Lendo, interpretando, discutindo textos com o professor em sala de aula; aulas expositivas, práticas/objetivas, bem explicadas; trabalhos grupais; docentes compreensivos/pacientes; estudando em casa, pesquisando, interagindo com colegas; frequentando as aulas; professores qualificados. Como sugestões para melhorar o ensino e a aprendizagem apontam itens já relacionados acima, acrescentando alguns como: atenção, uso do livro didático/apostilas/vídeos; leituras diversas; força de vontade; revisões, exercícios; mais aula de informática.
CONCLUSÃO:
Os estudos realizados mostram que a clientela pesquisada tem um perfil que se adequa ao PROEJA, haja vista que este tem o intuito de atender a um público considerado excluídos da escola. Apontam que o processo ensino-aprendizagem do jovem e do adulto propõe uma relação pedagógica pautada no diálogo, na reflexão, na interatividade, na experiência, na liberdade de expressão. Aspectos, segundo Freire, relevantes para a efetivação de uma prática de educação libertadora. Em se tratando do jovem e adulto, como objeto de estudo, torna-se necessário entender o conceito do adulto, como pensa e aprende. Segundo KOHL (1999), refletir sobre como o jovem e o adulto pensa e aprende, envolve transitar por três campos que contribuem para a definição de seu lugar social: a condição de "não-crianças", a de excluídos da escola e a de membros de determinados grupos culturais. Nessa perspectiva, o ensino deve estar pautado numa concepção sociointeracionista, onde o diálogo seja a essência do relacionamento pedagógico e a experiência seja o elemento impulsionador da aprendizagem. Conclui-se, portanto, que há a necessidade de uma formação docente que proporcione reflexão e ampliação de conhecimentos sobre o processo de aprendizagem do jovem e do adulto, com vistas à melhoria da prática pedagógica.
Instituição de Fomento: IFRN
Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino, Interação social.