62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ANÁLISE DA FERTILIDADE DO SOLO EM UM SISTEMA DE CONSÓRCIO CURAUÁ-MANDIOCA SOB LINHAS DE TRANSMISSÃO NO MUNICÍPIO DE BARCARENA - PA
Marcos André Piedade Gama 2
Lorena Lira Leite Sabino 1
Deyvison Andrey Medrado Gonçalves 1
Angela Maria Braga Lobato 1
Hugo Leonardo Santos de Souza 1
Norberto Cornejo Noronha 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Instituto de Ciências Agrárias - UFRA
INTRODUÇÃO:
Na Amazônia não é comum a ocupação de áreas sob linhas de transmissão (LT) de energia elétrica para fins agrícolas, principalmente com práticas de uso do fogo, pois podem ocasionar problemas de interrupção do fornecimento de energia elétrica (ELETROBRÁS, 1991/1993). Portanto, uma alternativa para esse problema seria a utilização de culturas consideradas semi-perenes, de pequeno porte, que ofereçam a utilização contínua do solo que, geralmente, se apresenta com baixa fertilidade e alta acidez e que sejam rentáveis aos agricultores da região. O curauá (Ananas erectifolius L. B. Smith), é uma planta fibrosa, terrestre, herbácea, pouco exigente e que se adapta a diferentes tipos de solo e a mudanças climáticas. Sua utilização comercial é principalmente sua fibra, presente em suas folhas (OLIVEIRA et al., 1991). Outra cultura utilizada é a mandioca (Manihot esculenta Crantz), pertencente à família Euphorbiaceae, constituindo uma das principais fontes de renda de pequenos agricultores na região, além de exercer grande importância na base alimentar da população. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a fertilidade do solo em função de um sistema de consórcio entre curauá e mandioca sob linhas de transmissão de energia elétrica.
METODOLOGIA:
O projeto é desenvolvido no município de Barcarena-PA sob a linha de transmissão de energia elétrica. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por quatro sistemas de cultivo (tratamentos) e as subparcelas com e sem aplicação de adubação química (NPK) e calcária. Os tratamentos foram: T1) Curauá solteiro no espaçamento de 1,0 m x 0,4 m; T2) Curauá solteiro no espaçamento de 1,5 m x 0,4 m; T3) Curauá em consórcio com Mandioca, sendo três linhas de Curauá (1,0 m x 0,4 m) intercaladas com duas linhas de Mandioca (1,0 m x 1,0 m); T4) Curauá em consórcio com Mandioca, sendo três linhas de Curauá (1,0 m x 0,4 m) intercaladas com três linhas de Mandioca (1,0 m x 1,0 m). A quantidade de fertilizante e calcário foi calculada de acordo com a análise de solo inicial. Para avaliação da fertilidade do solo foram coletadas amostras nas profundidades de 0-0,1, 0,1-0,2 e 0,2-0,4 m. Os atributos químicos avaliados foram: pH, Al3+, P, Al e V% conforme metodologia descrita em Embrapa (1997).
RESULTADOS:
Os resultados são referentes à coleta de solo realizada seis meses após o plantio, sendo submetidos à análise de variância pelo teste F (p = 0,05) e utilizando o teste de Tukey (p< 0,05) para comparar as médias dos tratamentos utilizando o programa STATISTICA 7.0. O teste de F não detectou diferença significativa entre os tratamentos e nem entre a interação (tratamento x adubação). No entanto ocorreram diferenças para aplicação de fertilizante e calcário. Verificou-se que, na camada 0-0,1 m houve diferença significativa na aplicação de fertilizante e calcário para pH, P, Al e V%. O teste de Tukey mostrou que as médias de pH com adubação e calagem (CAC) e sem adubação e calagem (SAC) foram de 5,35 e 5,20, respectivamente. Para P as médias foram de 7,68 mg dm-3 CAC e 6,34 mg dm-3 SAC. Para o Al as médias foram de 0,14 cmolc dm-3 CAC e 0,20 cmolc dm-3 SAC. Para V% as médias foram de 38,9 cmolc dm-3 CAC e 39,0 cmolc dm-3 SAC. Os resultados de pH e Al mostram a eficiência da calagem, onde seus efeitos diminuem a acidez do solo. Os resultados de P e V% mostram a eficiência da adubação, aumentando a fertilidade do solo. Nas camadas 0,1-0,2 m e 0,2-0,4 m não houve nenhuma diferença significativa entre os resultados.
CONCLUSÃO:
Conclui-se então que o uso da prática de adubação e calagem promoveu de forma eficiente o aumento da fertilidade e a diminuição da acidez do solo, respectivamente.
Instituição de Fomento: Empresa TBE - Transmissoras Brasileiras de Energia
Palavras-chave: Atributos químicos, Amazônia, Manejo do Solo.