62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: otimizando o ensino de Matemática.
Lélia de Oliveira Cruz 1
Cleia Maria Lima Azevedo 1
Maria de Fátima Alencar Rios 1
1. CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:

Ao longo do processo educacional já experimentado até o momento, no que se refere ao estudo da matemática, diversos conteúdos e conceitos foram apresentados, discutidos e avaliados, sem se estabelecer, porém, uma relação de caráter prático ao seu uso no cotidiano. Apesar de sua importância para a vida social e para a dinâmica escolar, o ensino de matemática tem enfrentado sérios problemas, tornando-se, na maioria das vezes, o vilão do processo ensino aprendizagem, sendo responsabilizado por grande parcela do fracasso escolar tanto nas escolas públicas, quanto nas particulares; a disciplina que mais contribui para o fracasso escolar é a Matemática. A partir dessa comprovação elaborou-se uma pesquisa nas escolas contempladas com laboratórios de Matemática - distribuídos pela SEEDUC, mediante parceria MEC/GOVERNO ESTADUAL DO MARANHÃO - objetivando constatar e analisar a importância do uso do Laboratório de Matemática, como elemento dinamizador do processo de construção de conhecimentos. Entrar em contato com os materiais de ensino, e aprender a produzir e adaptar os materiais para cada caso e circunstância, foi fundamental para a compreensão dos professores na busca de novas alternativas e/ou adaptar as existentes. O trabalho em epigrafe primou pelo registro do uso didático e funcionamento de um laboratório de ensino de matemática, fornecendo elementos para desenvolver uma prática crítica e produtiva tanto dos acadêmicos de matemática quanto dos professores. O trabalho pautou-se nos problemas enumerados, como sendo responsáveis pela elevada taxa de reprovação na disciplina Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, tais como: desmotivação, desinteresse e indisciplina, sendo citada como principal entrave da aprendizagem a Didática da Matemática.

METODOLOGIA:

O trabalho foi orientado por uma pesquisa de caráter qualitativo, primando pelo método da pesquisa-ação de intervenção, em que os acadêmicos do CESC/UEMA e os professores da educação básica são pesquisadores e colaboradores, e todos (professores da educação básica e professores universitários) interagem na superação dos problemas reais e na produção e sistematização de conhecimentos. Utilizou-se para a coleta de dados a discussão em grupos. Os encontros contaram com professores da educação básica, professores da graduação e acadêmicos, afim de realizarem estudos, discutirem, experimentarem, criarem e planejarem atividades. Os envolvidos na pesquisa-ação foram os professores do 9° ano das escolas públicas estaduais: CE Thales Ribeiro Gonçalves e UI Presidente John Kennedy, os bolsistas do programa de bolsa de extensão da UEMA (PIBEX - 2008 e 2009) e as professoras orientadoras.

RESULTADOS:

O projeto: "Laboratório de Matemática: otimizando o ensino de Matemática", vem ao encontro das necessidades de professores e alunos da educação básica, como uma tentativa de buscar soluções e/ou alternativas que visem à melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática. O propósito do projeto era desenvolver um trabalho que estabelecesse parceria entre Universidade e Centro de Ensino, visando a formação acadêmica do licenciado em matemática e o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas do ensino de matemática, para o uso do laboratório de Matemática nas escolas de Caxias. O projeto permitiu a inter-relação entre a comunidade escolar e a universidade, bem como, o estabelecimento da parceria Universidade e Centro de Ensino, culminando com o estudo, elaboração e aplicação de metodologias didático-pedagógicas do ensino de matemática, a partir do uso do laboratório, revisitando a prática pedagógica da educação básica. Dentre as atividades desenvolvidas, o curso de Geometria teve maior destaque, por permitir um estudo mais aprofundado dos acadêmicos que, planejaram, elaboraram e ministraram um curso de 40 horas a 60 alunos da 8ª série, selecionados dentre as três turmas da série existente na escola CE Thales Ribeiro Gonçalves. A seleção foi realizada pela escola, e os contemplados foram distribuídos em três grupos, cujo atendimento ocorreu em momentos diferenciados. O referido projeto tem oportunizado a alunos e professores da educação básica, bem como aos acadêmicos do curso de Matemática, o contato com propostas e atividades que objetivam tornar o ensino-aprendizagem de matemática, um processo mais dinâmico e possibilitado a construção de conhecimentos que possam ser aplicados na solução de situações cotidianas. Além disso, o projeto tem permitido que os acadêmicos e professores vivenciem a prática de pesquisa, através do registro do que foi experimentado e produzido. 

CONCLUSÃO:

Entrar em contato com os recursos do laboratório de Matemática e, estabelecer uma relação dialética entre conhecimento científico de matemática e a forma metodológica, foi um dos construtos mais importantes para os autores (professores, acadêmicos e pesquisadores) deste trabalho. Tal fato permitiu a compreensão de uma práxis, fundamentada na dimensão crítica e produtiva. Investigar e discutir os problemas cotidianos da ação docente ao ensino de Matemática possibilitou, por excelência, um olhar científico do ato da docência, tornando-a um laboratório para pesquisa científica.

 

Instituição de Fomento: UEMA (PIBEX - 2008 e 2009
Palavras-chave: Laboratório de Matemática. , Pesquisa-ação, Construção de conhecimento.