62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
EFEITO DO DÉFICIT HÍDRICO SOBRE A CONCENTRAÇÃO DE CARBOIDRATOS SOLUVEIS TOTAIS EM FOLHAS DE Carapa guianensis AUBl.
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Flavio José Rodrigues Cruz 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Teresa Cristina Huerb de Aquino 1
Maria Viviane Mota 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Dr. Orientador.
INTRODUÇÃO:
A andiroba, pertencente à família Meliaceae é uma árvore de uso múltiplo, sua madeira é de excelente qualidade, tem alto valor ecológico, além de suas valiosas propriedades medicinais e cosmética, sendo usada no tratamento de contusões, ferimentos e na produção de shampoos, cremes e sabonentes. A água é um dos principais constituintes dos vegetais, portanto uma pequena redução na disponibilidade de água no solo pode afetar drasticamente o metabolismo das plantas, afetando o crescimento, desenvolvimento e produtividade das culturas anuais e perenes. O estresse hídrico pode afetar o crescimento e desenvolvimento de espécies florestais em qualquer fase de seu ciclo. Diversos estudos sugerem que existe uma correlação de carboidratos estruturais e condições de déficit hídrico, sugerem ainda que o seu acúmulo é resultante na maior parte da hidrolise do amido, que requer atividade de enzimas hidrolíticas, estes se acumulam embora o grau de concentração varie em diferentes espécies de plantas. Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito da deficiência hídrica em mudas de adiroba.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), foram utilizadas plantas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.), cultivadas em vasos com 0,45 m de altura por 0,18 m de diâmetro, com substrato composto de três partes de terra e uma parte de areia lavada, sobre uma camada de 0,02 m de pedras britadas, sendo feita a adubação necessária. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial 2x3 (condições hídricas x três épocas), com 5 repetições, formando 30 unidades experimentais. As plantas permaneceram em casa de vegetação durante 45 dias para fase de aclimatação sendo irrigadas diariamente com água. Após este período as plantas foram submetidas a 0, 15 e 30 dias de restrição hídrica. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
O déficit hídrico alterou significativamente as concentrações de carboidratos solúveis totais nas folhas de andiroba, provocando acréscimo de 24,26% nas plantas aos 15 dias e decréscimo de 25,56% aos 30 dias de estresse nas plantas sob deficiência hídrica.
CONCLUSÃO:
A restrição hídrica de 15 e 30 dias provocaram significativo acréscimo na concentração de carboidratos solúveis totais em folhas de mudas de andiroba.
Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Carapa guianensis, Carboidratos, Andiroba.