62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS: A CENTRALIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA NOS TEXTOS DO ORKUT
Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo 1
Benedito Gomes Bezerra 1, 2
1. Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Garanhuns
2. Profº Dr.
INTRODUÇÃO:
O computador vem revolucionando as formas de interação e comunicação desenvolvidas pelas pessoas no ambiente virtual. Essa ferramenta modificou as formas de leitura e escrita até então existentes. Tais práticas constituem um desafio para os estudiosos com características peculiares, pois o ambiente eletrônico incorpora aos diversos gêneros ali presentes recursos interativos, como também a utilização de estrutura hipertextual. O presente trabalho consiste em um projeto de pesquisa em andamento que procura descrever a importância dos processos de leitura e escrita para a interação em ambiente virtual. O objetivo é observar as práticas discursivas ocorridas no site de relacionamentos Orkut, partindo da idéia de que para utilizar os gêneros produzidos naquele ambiente é necessário ler e escrever bastante. Buscando desfazer o preconceito que os professores tradicionalmente têm a respeito desse site de relacionamento e semelhantes, procuramos entender a contradição presente na crítica pela pouca leitura/escrita feita aos alunos - segundo os professores - bem como acrescentar e aprofundar as pesquisas em gêneros digitais e refletir sobre possíveis soluções de como a escola e a prática escolar poderiam se beneficiar de recursos atrativos e inovadores como esses.
METODOLOGIA:
Partindo de uma filiação teórica definida, a metodologia da pesquisa consistiu em uma aplicação de questionários para alunos da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de um Colégio da rede particular de ensino do município de Garanhuns (Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro). Logo após foram selecionados 50 questionários, segundo critérios de mesma faixa etária e a presença de todas as respostas às perguntas do questionário. A coleta de dados prioriza aspectos qualitativos. O questionário consistiu em 16 perguntas direcionadas para perceber como se davam as práticas de leitura e escrita desses alunos, tanto em ambiente impresso/ escolar, como na Internet, com destaque para os gêneros textuais encontrados no Orkut.
RESULTADOS:
O questionário foi respondido por 30 meninos e 20 meninas, cuja faixa etária está compreendida entre 13-14 anos. Os dados encontrados nos remetem à percepção de que a tecnologia está presente na vida desses jovens, chamando a atenção a frequência de acesso expressiva - quase 90% dos alunos acessam a internet todos os dias, dedicando a essa tarefa um tempo consideravelmente alto. No processo de interação mediado pelo ambiente virtual, eles têm contato com textos e gêneros diversos (90% possui e-mail, 90% possui Orkut), além de utilizar essencialmente a leitura e a escrita. 84% dos alunos entrevistados preferem ler os textos da Internet em comparação aos textos escolares, pois acham que eles são mais interativos, mais explicados e trazem mais detalhes, além de terem acesso a vários assuntos ao mesmo tempo. Comparando a escrita que utilizam na Internet com a da escola, eles consideraram que escrevem diferentemente, pois no ambiente digital fazem uso de abreviações das palavras, emoticons ("carinhas"), não colocam acento gráfico, etc. e afirmaram que a escrita da escola é a escrita correta.
CONCLUSÃO:
A tecnologia vem fazendo parte da vida das pessoas de forma cada vez mais intensa. A sociedade apresenta outras exigências e se torna mais dinâmica. A revolução digital mostra-se com grande potencial e se utilizada adequadamente pode se tornar uma ferramenta capaz de ajudar a dinamizar os processos educacionais e de aprendizagem de jovens e adultos. Os estímulos presentes no tipo de mídia que ocorrem na Internet, e, portanto, no Orkut, prendem a atenção dos hiperleitores, especialmente dos jovens. Embora apresentem relevante potencial acerca das práticas de leitura e escrita no ambiente digital, os gêneros ali localizados são estigmatizados. A partir dos resultados observados, é perceptível que os alunos possuem letramento digital, lidam com os gêneros textuais digitais em seu dia a dia. É importante que as noções de letramento sejam ampliadas de forma que englobem formas de inclusão, bem como haja reflexões referentes a como as novas tecnologias podem ser aproveitadas para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, ponderando criticamente a respeito da ideia de que a tecnologia, se utilizada de forma contextualizada e integrada com o ensino, pode e deve contribuir para promover uma educação de qualidade.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE (modalidade BIC - Bolsa de Iniciação Científica)
Palavras-chave: Leitura e escrita, Gêneros do Orkut, Letramento digital.