62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A VERIFICAÇÃO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, NUMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA PÚBLICA, QUANTO A AVALIAÇÃO QUANTITATIVA.
Cristiano Silva Miranda 1
Nádia Mara da Silveira 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- IF-AL
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista o investimento na qualidade da educação em nosso país, priorizou-se a estimulação de inteligências nas crianças de 2º ano, anos iniciais do ensino fundamental, da escola pública, a fim de possibilitar a construção da aprendizagem. Desse modo, visamos, através dessa pesquisa de cunho quantitativo, verificar os níveis de inteligências através da utilização de jogos e dinâmicas verificadores de dimensões de inteligências: lingüística, lógico-matemática, cinestésica-corporal, espacial, musical, intrapessoal e interpessoal das crianças, segundo Gardner (1995). Esta pesquisa está vinculada ao projeto institucional "Desenvolvimento de Jogos e Dinâmicas para Estimulação de Inteligências, nas Crianças de Anos Iniciais, Ensino Fundamental, da Escola pública". Assim sendo, foi a partir dos dados obtidos com a aplicação dos jogos e dinâmicas verificadores de inteligências que pudemos demonstrar com tabelas e gráficos as dificuldades dos alunos quanto as suas múltiplas inteligências. Além disso, este estudo apóia-se no princípio de que os jogos servem para estimular a aprendizagem, proporcionando, além do prazer, as condições adequadas para que a construção de novos conhecimentos se estruturem, propiciando às crianças a construção de novas descobertas, conforme Antunes (2005).


METODOLOGIA:
A metodologia consistiu no estudo de caso de uma turma de 2º ano, de anos iniciais, do ensino fundamental, da Escola Estadual P.L.C. situada num bairro da periferia da cidade de Maceió, numa abordagem quantitativa. Inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre as múltiplas inteligências, os jogos e dinâmicas verificadores dos níveis de inteligências. Em seguida, foi feita uma seleção desses jogos e dinâmicas verificadores de inteligências. Depois, com base nisso, foi realizada a aplicação dos jogos e dinâmicas nessa turma de 2º ano, bem como o preenchimento do protocolo de observação com dados dessas crianças e com os resultados obtidos na aplicação dos jogos quanto ao nível das suas inteligências. Por fim, a analise dos resultados obtidos com a aplicação desses jogos e dinâmicas de verificação nos deram os subsídios necessários para desenvolvermos o estudo quantitativo dos níveis de inteligências das crianças, demonstrando suas possíveis dificuldades.


RESULTADOS:
Desse modo, a nossa análise quantitativa foi baseada numa turma de 2º ano do ensino fundamental, da escola pública, contendo vinte e seis crianças, sendo onze do sexo feminino e quinze do sexo masculino, na faixa etária de seis á onze anos, o que nos possibilitou chegar aos seguintes resultados mediante as escalas: ausente de 1 a 3, pouco freqüente de 4 a 7 e freqüente de 8 a 10. Quanto a inteligência lingüística verificamos um percentual de 42% freqüente, 29% pouco freqüente e 29% ausente, Na inteligência lógico-matemática foi detectado um percentual de 36% freqüente, 38% pouco freqüente e 26% ausente. Com a inteligência espacial adquiriu-se um percentual de 35% freqüente, 35% pouco freqüente e 30% ausente. A inteligência cinestésica-corporal, por sua vez, apresentou um percentual de 34% freqüente, 31% pouco freqüente e 35% ausente. A inteligência musical resultou num percentual de 69% freqüente, 28% pouco freqüente e 3% ausente. Finalmente, enquanto a inteligência intrapessoal apresentou um percentual de 46% freqüente, 41% pouco freqüente e 13% ausente, a inteligência interpessoal demonstrou um percentual de 36% freqüente, 30% pouco freqüente e 34% ausente.


CONCLUSÃO:
Portanto, constatamos através da aplicação dos jogos e dinâmicas verificadores de inteligências, nas crianças de 2º ano, anos iniciais do ensino fundamental, da escola pública, que as mesmas apresentaram maior grau de dificuldade na inteligência cinestésica-corporal, onde o percentual de ausência chegou a 35%, sendo maior que o percentual de freqüência com 34% e de pouca freqüência com 31%. No entanto, a inteligência que mais se destacou foi a inteligência musical, pois as crianças apresentaram um alto índice no nível de percentual com quase 70% de freqüência, e um grau baixíssimo de ausência de apenas 3%. Dessa forma, podemos afirmar que a aprendizagem dessa turma não está ocorrendo de forma produtiva, no sentido que se espera que crianças de segundo ano, dos anos iniciais, apresentem um bom domínio do corpo, do gestual, fazendo uso da linguagem não verbal. Finalmente, defendemos a necessidade dessas crianças serem estimuladas em todas as múltiplas inteligências através de um novo tipo de metodologia, como por exemplo os jogos, a fim de promover o seu crescimento conduzindo-a um aproveitamento satisfatório.


Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- IF-AL
Palavras-chave: Múltiplas Inteligências, Aprendizagem, Jogos.