62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTE À FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.
Juliana Rufino Orthmeyer 1
Elza Margarida de Mendonça Peixoto 1
Vanessa da Silva Guilherme 1
1. Universidade Estadual de Londrina
INTRODUÇÃO:

Levantamentos bibliográficos demonstram o crescimento da produção do conhecimento sobre formação profissional e de professores de Educação Física no Brasil. Entretanto, não encontramos esforços de grande mapeamento do estado da arte desta produção. Esta ausência dificulta o conhecimento e reconhecimento do estágio de desenvolvimento das investigações, assim como de seus limites, o que é nocivo para os avanços dos estudos uma vez que impede a identificação de problemáticas significativas ainda não investigadas. Este estudo apresenta os primeiros resultados do processo de levantamento e catalogação desta produção. Objetiva-se, assim, até o final da pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado, mapear as determinações que impulsionam a dedicação ao tema, de modo a explicar de que trata e como vem sendo produzida. Pretende-se, ainda, explicar as problemáticas às quais esta produção se dedica à luz da realidade que a impulsiona. De modo inovador, este projeto de pesquisa propõe-se a organizar a produção do conhecimento disponível em um banco de dados que viabilize o reconhecimento do estágio de desenvolvimento da produção sobre formação.

METODOLOGIA:

O levantamento da produção do conhecimento referente à formação profissional e de professores de Educação Física no Brasil foi realizado mediante a consulta por assunto, expressões exatas "Formação do Profissional de Educação Física" e "Formação de Professores de Educação Física" na Plataforma Lattes (Base de dados de currículo e instituições das áreas de ciências e Tecnologia) delimitado a teses, dissertações, livros, capítulos de livros e artigos completos.  As obras levantadas foram catalogadas em um banco de dados Access® com o preenchimento das colunas ano, referência completa, título, autor (individual ou coletivo), tipo de produção (artigo, capítulo de livro, livro, dissertações e teses), imprenta (editora, periódico, universidade), sub-temática (perfil profissional, grade curricular mínima etc.). Após a catalogação, foram produzidas consultas que permitiram localizar o fluxo da produção, seu volume de produção ao ano, produção por autor, tipo, imprenta, temática entre outras perguntas que fazemos à produção na medida em que a investigação avança. Com este sistema foi possível gerar gráficos que permitiram visualizar o conjunto a produção o que facilita no reconhecimento de detalhes não perceptíveis em outros processos de revisão bibliográfica.

RESULTADOS:

Nesta primeira etapa do levantamento foram localizados 447 trabalhos, sendo 34 teses, 08 dissertações, 79 livros, 122 capítulos de livros e 204 artigos. Destes, 282 trabalhos tratam da formação profissional, 123 tratam da formação de professores e 42 de ambas.  Os trabalhos localizados se dividem em 11 temáticas. As temáticas e o número de trabalhos são, respectivamente: avaliação (100); saberes e competências (80); currículo (79); processos de formação (43); políticas (38); teorias, concepções e metodologias (38); produção de conhecimentos (37); intervenção (22); história (08); prática de ensino (01) e regulamentação (01). Estes trabalhos foram realizados por 152 autores dos quais os que mais produziram foram Cunha e Ferreira com 18 e 16 trabalhos, respectivamente. O primeiro e único trabalho localizado em 1984 foi um artigo de Go Tani intitulado "A formação do professor de Educação Física e a pesquisa". No ano de 1985 e 1986 não encontramos nenhum trabalho, em 1987 encontramos apenas 01 trabalho, no ano seguinte apenas 02 e em 2008 esta produção tem um boom onde alcança o número de 73 títulos.

CONCLUSÃO:

O aumento das produções é pertinente já que denota crescente interesse em analisar melhor a formação profissional e de professores. Muito embora, não implique, necessariamente, em maior rigor teórico-metodológico. Pensamos que esta produção está de acordo com a política de uma formação imediatista que se volta aos interesses do mercado. Pois, há uma preocupação de formar o profissional polivalente que deve se adequar às necessidades do mercado que são volúveis. Os estudos, em sua maioria, se voltam para questões de caráter simplista e idealista sem se proporem a discutir a totalidade material que determina a formação formal. Revelar as contradições e desvendar às relações ocultas que estão imbricadas neste processo trará contribuições fundamentais aos estudos neste campo na medida em que possibilitará explicitar os interesses em jogo na decisão sobre os rumos que devem tomar a formação.

Palavras-chave: Formação de professores, Produção do Conhecimento, Educação Física.