62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
EFEITO DA β-CICLODEXTRINA NA SOLUBILIDADE DO METOTREXATO EM ÁGUA
Cyro Vidal 1
Philippe de Castro Mesquita 1
Alice Rodrigues de Oliveira 1
Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito 1
Anselmo Gomes de Oliveira 2
Arnóbio Antônio da Silva Júnior 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
INTRODUÇÃO:
O metotrexato (MTX) é um fármaco usado no tratamento do câncer e doenças autoimunes. Em solução alcalina é classificado como classe III no Sistema de Classificação Biofarmacêutica, encontrando-se na forma ionizada. Estratégias que aumentem a solubilidade em água do MTX em sua forma não-ionizada podem resultar no aumento da velocidade de permeação cutânea. O aumento da solubilidade do MTX utilizando complexos de inclusão com ciclodextrinas (CDs) representa uma interessante estratégia. Este estudo apresenta os resultados dos estudos de solubilidade do MTX e o efeito da β-ciclodextrina (βCD) em meio aquoso.
METODOLOGIA:
Os ensaios de solubilidade foram realizados pelo método das isotermas de solubilidade de Higushi & Connors. Para isso. Quantidades em excesso de fármaco foram adicionados em tubos contendo água com diferentes concentrações de βCD (0 -15mM). Depois de lacrados os tubos permaneceram em banho termostatizado à 25 +/- 2ºC por 72horas, sendo agitados em banho de ultrassom por 15 minutos em intervalos periódicos a cada 12 horas. Depois disso, as soluções foram filtradas em membranas de acetato de celulose 0,45μm e o conteúdo de fármaco solubilizado foi determinado por espectrofotometria de UV-VIS em 303nm utilizando a metodologia já validada anteriormente por nosso grupo de pesquisa.
RESULTADOS:
A solubilidade encontrada para o MTX foi de 0,993mM. A solubilidade do MTX na maior concentração de βCD (15mM) foi de 7,758mM, indicando que a solubilidade aumentou cerca de oito vezes. O diagrama de solubilidade obtido foi do tipo AL (y = 0,44122x + 0,00109; r² > 0,997), indicando que ocorreu a formação de complexos com estequiometria 1:1M. A constante aparente de associação (K1:1) calculada para o complexo MTX-βCD formado foi 248,33M1.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados encontrados a solubilidade do MTX aumentou na presença de βCD em meio aquoso, corroborando com os objetivos da nossa pesquisa. Posteriormente serão realizados novos estudos com hidroxi-propil-betaciclodextrina e sobre a influência do pH do meio e da presença de um terceiro componente na tentativa de potencializar a ação das ciclodextrinas.
Instituição de Fomento: CNPq / PROPESQ-UFRN
Palavras-chave: metotrexato, ciclodextrinas, solubilidade.