62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 8. Física Médica
ALTA DEFINIÇÃO SÍNCROTON NA DIFRAÇÃO DE RAIOS X PARA INVESTIGAÇÃO DE DIAGRAMA DE FASES DE CÁLCULOS RENAIS
Polyanna Bruna Alves de Oliveira 1
Paula Evangelista Ferreira 1
Érika Laurina Oliveira da Piedade 1
Humberto Belich 1
Marcos Tadeu D'Azeredo Orlando 1
1. Departamento de Física, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
INTRODUÇÃO:
A técnica síncroton de difração de Raio-X de alta definição foi usada para estudar a estabilidade da fase estrutural cristalina dos cálculos renais humanos sob tratamento térmico.
METODOLOGIA:
As pedras foram coletadas de 85 doadores da cidade de Vitória - Espírito Santo - Brasil. A técnica síncroton de difração de Raio-X de alta definição foi utilizada em uma amostra monofásica classificada como técnica normal de difração de Raio-X.Num estudo in situ a fase de transformação do oxalato de cálcio monohidratado em carbonato de cálcio (CaCO3) foi realizada pelo recozimento da monofase de um oxalato de cálcio monohidratado a 100 ºC, 150 ºC, 300 ºC, 350 ºC, 400 ºC e 500 ºC.
RESULTADOS:
O resultado da utilização da técnica síncroton de difração de Raio-X de alta definição revela que 61% dos cálculos renais estudados são compostos exclusivamente de oxalato de cálcio (34% são formados apenas por oxalato de cálcio monohidratado e em 27% estão presentes os mono e dihidratados oxalatos de cálcio). Os 39% dos cálculos multi-compostos tem várias outras fases como o ácido úrico e o fosfato de cálcio. Dados da técnica síncroton de alta definição da difração de Raio-X em um monofásico aparente (OCM) de cálculos renais revelaram a presença de pequenos montantes de hidroxiapatita. A presença desta segunda fase e a morfologia das pedras (elipsoidal) indicam que estes cálculos podem ser classificados como não-papilares e os processos nucleares se desenvolveram em cavidades renais fechadas. Os dados da técnica síncroton de alta definição da difração de Raio-X retirados da experiência in situ indicaram que não há estruturas de água que ocupem espaços intersticiais entre os grãos.
CONCLUSÃO:
Nós concluímos que a difração de Raio X de alta definição síncroton é uma importante ferramenta que pode ser usada como técnica adequada para os estudos do diagrama de fases dos cálculos renais.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Espírito Santo, Apoio Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e Instituto Pesquisas Energéticas (IPEN)
Palavras-chave: Cristalografia, Raios X, Síncroton.