62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
ANÁLISE COMPARATIVA DA ZAC DE PEÇAS SOLDADAS POR DUAS TÉCNICAS DO PROCESSO MAG EM AÇO 1020
Luiz Fernando Gomes dos Santos 1
José Marcelino Dias Filho 1
Junilce Carla da Silva Lobato 1
Celina Leal Mendes da Silva 2
1. Instituto Federal do Pará, IFPA
2. Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN
INTRODUÇÃO:
A região do metal de base que tem sua estrutura e/ou suas propriedades alteradas pelo calor de soldagem é denominada Zona Afetada pelo Calor (ZAC). Pesquisas direcionadas a esta estão voltadas para evitar fatores que fragilizem o resultado final da solda, assim como reduzí-los. O desenvolvimento tecnológico e a evolução dos processos de soldagem provocaram o surgimento de novas técnicas oriundas do processo MAG (Metal Active Gas) e que estão em constante aperfeiçoamento. A vantagem destes processos é que são aplicáveis a metais comerciais como os aços e suas ligas. O objeto de estudo foi, primeiro, analisar a ZAC das técnicas de soldagem do processo MAG convencional (MAG-C) e o duplo arame (MAG-DA) em simples deposição sobre o aço SAE 1020. Em um segundo momento, somente o uso da técnica MAG-DA em que o metal de adição foi depositado com múltiplos passes em chanfro v e com simples deposição.
METODOLOGIA:
Na realização do trabalho aplicado à união de materiais metálicos soldáveis foi necessário o conhecimento das características de propriedades e comportamento dos mesmos quando submetidos a esforços mecânicos. A prática experimental foi planejada de modo a evitar o consumo desnecessário de materiais e serviços. Por isso o estudo comparativo da ZACs e nos diferentes modos de deposição dos metais de adição (AWS E 70S-6) sobre o aço SAE 1020, pelos processos de soldagem MAG-C e MAG-DA. A metodologia na prática de soldagem, aquisição de materiais, parâmetros de soldagem, recolhimento de dados e confecção de chapas teste para amostras de ensaios mecânicos foram estudados em trabalhos anteriores. Para a continuação desses, as faces das juntas soldadas foram observadas a partir de corpos de provas (CPs) de chapas teste já soldados pelas técnicas referidas. A metodologia usada para a análise da face das juntas soldadas foi a técnica metalográfica, o ataque com reagente apropriado (nital 3%) e a utilização do equipamento de microscopia ótica. As determinações de caracterização estrutural seguiram normas específicas e adequadas ao processo MAG e suas variantes.
RESULTADOS:
Os resultaram mostraram que o processo de soldagem MAG-DA apresentou maior influência nas mudanças macroestruturais e maior produtividade. As microestruturas de todas as ZACs são tipicamente ferriticas, porém somente a ferrita alotriomórfica foi constatada nas ZACs dos CPs em múltiplos passes. Ambos os processos apresentaram descontinuidades (poros, inclusões e falta de fusão) devido aos parâmetros de soldados adquiridos.
CONCLUSÃO:
Nas condições estabelecidas neste trabalho, pode-se afirmar que as técnicas MAG apresentam uma ferramenta importante para união de pecas metálicas, mas é imprescindível observar quanto a sua aplicabilidade necessária e produção se em revestimento de peças ou enchimento de chanfro, pois todas as amostras apresentaram microestruturas nas ZACs compatíveis com estrutura soldadas conforme normas. Nas soldas realizadas em múltiplos passes houve a presença de ferrita alotriomórfica.
Palavras-chave: Microestrutura, MAG, ZAC.