62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
MONITORIAS:RECURSOS DE INTERMEDIAÇÃO EDUCATIVA?
Mauro Nazareno Raiol Pinheiro 1
1. Uiversidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
Este estudo analisa mediadores educacionais em situação de sala de aula, no âmbito de nível de graduação no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (Universidade Federal do Pará-Belém, Brasil).
METODOLOGIA:
Monitores são conceituados como estudantes de talento os quais são formal ou informalmente selecionados para apoiar seus colegas, sob a orientação de um dado professor. A cronologia de fleshs abrange de modo geral, dados resultantes de pesquisa etnográfica em documentos a partir de 1970, seguido de pesquisa de campo,composta de observações sistemáticas do perfil de monitores na graduação tendo como foco de análise a Antropologia aplicada a educação.
RESULTADOS:
As questões principais são: a)como estes tipos de atores exercem seus papéis enquanto meio para para melhoria de resultados de aulas?; b)quanto aos resultados-quais são e a quem eles beneficiam?; c)com o passar do tempo diferem(relativamente)monitores de primeira geração em face de outros tipos de monitorias que surgem; d)de um ponto de vista mais crítico-1)quais são as contradiçoes e sucessos dos monitores; e 2)que se poderia prever(ou similar)como correções ou mudanças desejadas?. As indagações levantadas quando relacionados aos dados coletados em campo, refletem em relatos de monitores, que esta prática, representa o início de uma promissora carreira profissional no campo da educação.
CONCLUSÃO:
A partir das questões levantadas, os resultados indicam que, monitores são agentes intermediaroes que se inserem dentro do processo ensino-aprendizagem com perspectivas futuras direcionadas a pesquisa ou a prática docente.
Palavras-chave: Monitoria , Antropologia, Educação.