62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
EFEITO DA TRIETANOLAMINA E DO ÁLCOOL POLIVINÍLICO (PVP) NA COMPLEXAÇÃO DA FUROSEMIDA COM β-CICLODEXTRINA
Maria Luiza Góis Campos 1
Fernando Weibe Ferreira de Paiva 2
Eryvaldo Socrates Tabosa do Egito 3
Anselmo Gomes de Oliveira 4
Arnóbio Antônio da Silva Júnior 5
1. Curso de Farmácia- UFRN
2. Curso de Farmácia- UFRN
3. Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRN
4. Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara
5. Prof. Dr./Orientador - Departamento de farmácia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A furosemida (FZ) é um diurético utilizado no tratamento da hipertensão e amplamente empregado no sistema único de saúde na forma de comprimidos por via oral. No entanto, a FZ apresenta baixa solubilidade em meio aquoso, o que limita a velocidade de dissolução dos comprimidos e consequentemente o seu sucesso terapêutico. O aumento da solubilidade da FZ utilizando complexos de inclusão com ciclodextrinas (CDs) associadas à trietanolamina (TEA), e a polímeros hidrofílicos como o álcool polivinílico (PVA) (complexos ternários) podem representar uma interessante estratégia para aumentar a eficácia terapêutica do fármaco. O principal objetivo deste estudo foi investigar o efeito da beta-ciclodextrina (B-CD) na solubilidade da furosemida. O efeito da associação com a TEA e com o PVA também foram investigados.
METODOLOGIA:
O método de análise quantitativa para a furosemida foi validado de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ANVISA. Os estudos de solubilidade foram realizados de acordo com o método das isotermas de solubilidade de Higushi;e Connors. Para investigar a obtenção de complexos de inclusão com a B-CD-FZ, uma quantidade de fármaco em excesso foi colocado em tubos do tipo falcon hermeticamente fechados contendo m soluçoes com diferentes concentrações de B-CD (0-0,015M). Depois, o efeito da associação de TEA (10%) e diferentes concentrações de PVA (0,1 - 0,5%) foram investigados. Os ensaios foram realizados à temperatura de 30 + 0,2ºC em banho de agitação termostatizado e foram sonicadas periodicamente, em intervalos de tempo pré-determinados (a cada 12h), durante um período de 72 horas. Ao atingir o equilíbrio, as soluções foram filtradas em membrana de 0,45mm, e depois de verificado o pH, a análise quantitativa do fármaco foi realizada por espectrofotometria UV-VIS a 277nm (n=2), para posterior determinação da concentração de fármaco a partir da equação de regressão linear da curva padrão do fármaco a ser obtida nas mesmas condições de analise.
RESULTADOS:
A isoterma de solubilidade obtida para a FZ-B-CD foi do tipo AL , demonstrando a formação de complexos de inclusão com a B-CD, com estequiometria de 1:1M. A constante de associação calculada para o complexo formado foi de 166M-1. O uso da B-CD aumentou 4 vezes a solubilidade da FZ. A associação com a TEA aumentou 600 vezes a solubilidade da FZ na maior concentração de B-CD utilizada (0,015M). Os ensaio de solubilidade em diferentes pHs ( 3,0 e 9,0) revelou em pH ácido também ocorre a formação de complexos do tipo linear (AL ), porém o aumento da solubilidade foi menor (cerca de três vezes) e a constante calculada foi de 125,88M-1. Em pH alcalino a complexação não foi favorecida. Os ensaio de solubilidade com o polímero hidrofílico (PVA) revelou que este não favoreceu a complexação, esta associação aumentou em 2 vezes a solubilidade do composto em relação à água.Os resultados indicam que o efeito da TEA no aumento da solubilidade da FZ é devido à formação de complexos multicomponentes e não devido a alteração do pH.
CONCLUSÃO:
Os resultados indicam que o efeito da TEA no aumento da solubilidade da FZ é devido à formação de complexos multicomponentes e que o PVA não modifica de forma significativa a complexação e a solubilidade do fármaco estudado.
Instituição de Fomento: PROPESQ-REUNI-UFRN (CAMPOS, MLG); CNPq (Nº processo 479195/2008).
Palavras-chave: Furosemida, Complexo de inclusão, Isoterma de solubilidade.