62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
IDENTIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE ESPÉCIES NATIVAS A PARTIR DE REGISTROS DE AMOSTRAS DEPOSITADAS NO HERBÁRIO DO PARQUE ZOOBOTÂNICO (HPZ) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, BRASIL
Evandro José Linhares Ferreira 1
José Jairo Lino da Silva 2
Simone Pereira da Silva 1
João Lopes Firmino 1
José de Ribamar Bandeira 1
João Bosco Nogueira de Queiroz 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA/Núcleo de Pesquisa do Acre
2. Escola da Floresta 'Roberval Cardoso', Rio Branco, Acre
INTRODUÇÃO:
Estima-se que 30 mil amostras botânicas já foram coletadas no Acre desde a excursão pioneira do botânico alemão Ernst Ule ao rio Juruá, em 1902. Pouco mais de 18 mil dessas amostras estão incorporadas à coleção do Herbário do Parque Zoobotânico da UFAC (HPZ), 7,5 mil estão sendo processadas para futura incorporação e 4,5 mil amostras estão depositadas em herbários fora do Estado, tendo sido coletadas antes da criação do herbário HPZ por várias instituições, entre elas o INPA, Museu Goeldi, Instituto Agronômico do Norte e Jardim Botânico de Nova Iorque. Dados de 2009 indicam que pouco mais de 4 mil espécies de angiospermas já foram identificadas para a flora acreana. Apesar do avanço no campo florístico, os aspectos etnobotânicos da flora local ainda são pouco conhecidos e apenas três estudos sobre o tema foram realizados no Estado: K. Kainer (1989-1991), na Reserva Extrativista Cachoeira, C. Ehringhaus (1996-1997), com índios Kaxinawá, e M. Campos & C. Ehringhaus (2002-2003), com seringueiros, ribeirinhos e índios Yawanawá e Kaxinawá. O presente estudo consistiu na identificação das potencialidades das espécies existentes no acervo do herbário HPZ com o intuito de contribuir para conservação do conhecimento e divulgação da diversidade de usos da flora nativa do Acre.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado nas dependências do herbário HPZ, pertencente à Universidade Federal do Acre - UFAC, localizado na cidade de Rio Branco (9°57'25"S; 67°52'27"W. Altitude: 172 m). O herbário possui 18.383 registros de plantas, aproximadamente 90% delas oriundas do Acre, e se constitui no maior herbário da Amazônia sul-ocidental do Brasil. O levantamento das informações sobre o potencial de uso das plantas nativas foi feito mediante consulta individual a cada uma das exsicatas do acervo, que ainda não foi informatizado. Todas as exsicatas cujas etiquetas de identificação continham informações sobre o uso de plantas foram usadas para a construção de um banco de dados de plantas úteis usando o programa Microsoft Excel 97.
RESULTADOS:
Há registro de utilidades de plantas em 808 exsicatas depositadas no herbário HPZ, correspondendo a 4,39% do acervo depositado. Essas amostras representam 95 famílias botânicas e 654 espécies diferentes. Isso significa que 16,35% das espécies identificadas como nativas do Acre tem alguma indicação de uso pelos habitantes locais. Foram catalogadas 54 categorias de uso e as mais reportadas estão relacionadas ao uso alimentar, medicinal, construção civil, movelaria e utensílios domésticos. Dentre as categorias de uso pouco comuns, vale destacar a existência de plantas utilizadas como 'espera' para caça (ucuúba Otoba parvifolia), para fins mitológicos-culturais (corimbó Tanaecium nocturnum), como perfume (palmeirinha Chamaedorea angustisecta), coagulante (seringuinha Mabea anadema) e para a higiene bucal (café-bravo Casearia sp.). Annonaceae (107), Apocynaceae (61) e Anacardiaceae (55), foram as famílias com a maior quantidade de citações de usos. Os municípios com maior número de amostras com indicação de uso foram Xapuri (169), Tarauacá (151) e Rio Branco (89).
CONCLUSÃO:
A baixa proporção de exsicatas com indicação de usos e nomes populares das espécies que compõem o acervo do herbário HPZ reflete a baixa quantidade de estudos etnobotânicos realizados pelos coletores que têm suas coleções depositadas naquele herbário. É importante ressaltar que a escassez de nomes populares também pode ser conseqüência da falta de interesse dos coletores em incluir essa informação ou da ausência de guias locais por ocasião das coletas no campo. Apesar disso, elaboração de um banco de dados de plantas úteis do Acre - produto do presente estudo - é um resultado extremamente positivo, pois auxiliará o público usuário do herbário a identificar de forma rápida a utilidade e a localização das plantas de interesse. Por outro lado, a necessidade de consultar individualmente cada uma das 18 mil amostras da coleção para investigar o potencial de uso das espécies que elas representam indica a urgente necessidade de se investir na informatização do acervo.
Instituição de Fomento: PZ/NPAC
Palavras-chave: Acre, espécies nativas, potencial de uso .