62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
INFECÇÃO NATURAL POR Trypanosoma cruzi EM TRIATOMÍNEOS CAPTURADOS NO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.
Andressa Noronha Barbosa da Silva 1
José Amaro da Silva Neto 1
Antônia Cláudia Jácome da Câmara 1
Lúcia Maria da Cunha Galvão 2
Egler Chiari 3
1. Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, CCS, UFRN
2. Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Ciências Farmacêuticas, UFRN
3. Departamento de Parasitologia, ICB, UFMG
INTRODUÇÃO:
A tripanossomíase americana é uma infecção endêmica do continente americano, causada pelo hemoflagelado Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente, através de insetos hematófagos da família Reduviidae e subfamília Triatominae. Considerando que no Estado do Rio Grande do Norte existem espécies desta subfamília que são comprovadamente autóctones ou potencialmente transmissoras desse parasito como, o Triatoma brasiliensis e T. pseudomaculata e ainda, a emergência de espécies como, o Panstrongylus lutzi, o objetivo desse trabalho foi verificar a infecção natural pelo T. cruzi nos insetos capturados em diferentes ambientes do semi-árido potiguar.
METODOLOGIA:
As coletas dos triatomíneos foram realizadas na zona rural dos municípios de Caicó, Serra Negra do Norte, Apodí, Caraúbas e Mossoró no período de março de 2003 a dezembro de 2009. Os insetos foram capturados manualmente com auxílio de pinça no domicílio, no peridomicílio (cerca de pedras, galinheiros, currais e em telhas empilhadas). As coletas em ambiente silvestre foram realizadas na Estação Ecológica do Seridó (ESEC Seridó) em afloramentos de pedras (serrotes), cerca de pedras e troncos de árvores. Esses insetos foram identificados e examinados de acordo com a metodologia descrita por Bronfen et al. (1989). O conteúdo intestinal foi removido, diluído em solução fisiológica e dividido em duas alíquotas: (1ª) para análise em microscópio óptico e visualização de flagelados móveis; (2ª) utilizada para a xenocultura em meios de cultura acelular Liver Infusion Tryptose (LIT) + McNeal Novy e Niccole (NNN) ou Ágar sangue, mantida a temperatura de 28oC e examinada aos 30 e 60 dias.
RESULTADOS:
Um total de 545 triatomíneos de diferentes espécies foram capturados sendo que 37,6% (205/545) foram do T. brasiliensis, 29,9% (163/545) do T. pseudomaculata, 28,8% (157/545) do P. lutzi e 3,7%(20/454) do Rhodnius nasutus. O T. brasiliensis e o T. pseudomaculata foram encontrados nos ambientes peridomiciliar e silvestre, enquanto exemplares adultos do P. lutzi foram capturados apenas em ambiente silvestre e o R. nasutus no peridomicílio. A ausência de espécimes dentro das residências indica em parte a eficiência do programa de controle do vetor e a redução do número de casas de taipas. A infecção pelo T. cruzi detectada pelo exame direto foi mais elevada em P. lutzi em 29,3%(46/157) dos espécimes, seguida do T. brasiliensis com 4,4% (9/205) e T. pseudomaculata com 1,8% (3/163). A xenocultura foi positiva em 19,9% (29/146) do P. lutzi e em 11,3% (7/62) T. brasiliensis. Estes resultados revelaram que a infecção natural dos triatomíneos nos municípios avaliados se encontra mais elevado que a observada nos inquéritos nacionais para o P. lutzi e o T. brasiliensis e o elevado índice de infecção do P. lutzi é de fato preocupante devido a grande capacidade de invasão do domicilio através do voo, mas até o momento sem registro de colonização no domicilio.
CONCLUSÃO:
Os dados aqui apresentados corroboram aos descritos na literatura onde demonstram que o T. brasiliensis e o T. pseudomaculata são espécies endêmicas do semi-árido e historicamente são consideradas de difícil controle, por participar dos ecótopos domiciliar, peridomiciliar e silvestre, além de não apresentar reduções significativas no número de insetos capturados em mais de 30 anos do Programa de Controle da doença de Chagas (PCDCh). O elevado índice de infecção natural pelo T. cruzi em P. lutzi aliado a sua capacidade de invadir o domicilio, além do crescente processo de destruição da mata nativa pode induzir a domiciliação desta espécie e por consequência a infecção de animais domésticos e a humana.
Instituição de Fomento: Edital MCT/CNPq/CT Saúde/SCTIE/DECIT Nº034/2008; CNPq/Bolsa de Iniciação Científica; FAPERN/PPSUS, PROPESQ/UFRN; Bolsas CNPq: DCR/FAPERN e PQ
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi, Triatomíneos, Rio Grande do Norte.