62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
IDENTIFICAÇÃO ESTRUTURAL DAS SUBSTÂNCIAS, ACOMPANHADO DE ATIVIDADE TOXICOLÓGICA DOS EXTRATOS E DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DA ESPÉCIE Coriandrum sativum, CONHECIDA POPULARMENTE COMO COENTRO.
Vanessa Teixeira Batista 1
Paulo Roberto Serrão Soares 1
Andrey Azedo Damasceno 1
Samarone da Silva Moura 2
Milade dos Santos Carneiro Cordeiro 3
1. Centro de Estudos Superiores de Parintins - UEA
2. Prof. / Co-orientador - Centro de Estudos Superiores de Parintins - UEA
3. Profa. Dra./Orientadora - Centro de Estudos Superiores de Parintins - UEA
INTRODUÇÃO:
Óleos essenciais são líquidos voláteis lipossolúveis, odor aromático e composição bastante complexa. Utilizados por indústrias farmacêuticas, alimentícias, cosméticas e de produtos dimissanitarários. A espécie Coriandrum sativum do gênero Coriadrum da família umbelíferas, são comprovadamente plantas produtoras de óleos essenciais, porém, na literatura há poucas informações sobre seus constituintes terapêuticos, usado comumente no tratamento do reumatismo e de dores corporais, devido possuir propriedades digestivas, sedativas e terapêuticas. O óleo essencial do C. sativum é constituído principalmente de monoterpenos, ésteres, aldeídos e alcoóis. A Artemia salina foi utilizada na avaliação da letalidade, por ser um organismo animal menos complexo, para um monitoramento simples e rápido durante o fracionamento de extratos, os cistos são facilmente encontrados no comércio, além de permanecerem por viáveis anos no estado seco. A escolha deste vegetal é devido ele estar presente na maioria das residências e por ser comum nos alimentos do cotidiano da Região Norte. Objetivando realizar o estudo fito-químico da espécie C. sativum e contribuir com enriquecimento de dados científicos a respeito da toxidade e identificação das principais substâncias presentes em seu metabolismo secundário.
METODOLOGIA:
As amostras foram coletadas entre 5 e 6 horas da manha no município de Parintins/AM, em residências, horas e feiras, e logo em seguida preparadas e submetidas a análises Químicas e Físicas onde usou-se as seguintes técnicas analíticas: arraste por vapor d'água com o aparelho de Clevenger, obtendo-se o óleo essencial e extração com solvente orgânico (Etanol), onde obteve-se os extratos. O óleo essencial foi extraído através do aparelho Clevenger à temperatura de 55ºC a 65ºC, para cada extração de óleo utilizou-se 300g de coentro. O óleo essencial foi submetido à análise por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada ao espectro de massa; realizado no laboratório CBA em Manaus. Os extratos foram produzidos em soxhlet, utilizando como solvente o Etanol concentrado em um evaporador rotativo à temperatura inferior a 55°C. Foram realizados os testes de toxidez dos extratos orgânicos com larvas de Artemias salinas. Na análise estatística dos cálculos utilizou-se o cálculo da concentração letal média (CL50) dos extratos foi feita a partir de três concentrações estudadas utilizando o programa PROBIT, exe (disponível em www.probit.net).
RESULTADOS:
A partir dos óleos extraídos das folhas, caules e flores de Coentro foram isolados e identificados varias classes de substancias, como: alcoóis, ésteres, aldeídos, óxidos, alcanos, alcenos e alcinos, os quais foram identificados num total de 19 substancias pela cromatografia gasosa, comprovado pelo Infravermelho. Os constituintes voláteis foram, na sua maioria, tentativamente identificados por comparação dos espectros de massas obtidos com os registros da biblioteca computacional Wiley229. Contudo, o óleo essencial tem merecido destaque na pesquisa científica, com o intuito de se descobrir novas substâncias, assim como na indústria para obtenção de substâncias de interesse já consagradas (VENSKUTONIS, 2003). Dentre as técnicas utilizadas a extração por solvente orgânico teve um rendimento de 12%, já a extração de óleo essencial pela técnica Arraste por vapor d'água teve um rendimento de 20%. No ensaio de toxicidade do extrato da parte aérea da espécie de Coriandrum sativum sobre Artemia salina o índice de mortalidade gerado pelo cálculo da concentração letal média (CL50), utilizando o programa PROBIT, apresentou baixa toxidade.
CONCLUSÃO:
A partir dos óleos extraídos das folhas, caules e raízes de Coriandrum sativum foram isoladas e identificadas várias classes de substâncias, como: alcoóis, ésteres, aldeídos, óxidos, alcanos, alcenos e alcinos, os quais foram identificados num total de 19 substâncias pela cromatografia gasosa. O espectro do Infravermelho comprovou as funções orgânicas já citadas. Os testes de toxidade se constituem no mais comum, prático, rápido e barato instrumentos de determinação ativa de um efluente, podendo, com as mesmas características, ser aplicado à avaliação dos riscos e ao diagnóstico de qualidade dos corpos receptores (MICHAEL, 1956). O resultado obtido permite apontar que o teste de letalidade frente à A. salina apresentou mortandade baixa das larvas incubadas com extratos da espécie Coriandrum sativum (01,00%), possivelmente devido os extratos terem sidos diluídos com etanol. O restante dos extratos foi diluído em água, onde este resultado não houve mortalidade, o que sugere a não utilização do etanol. Entretanto, os resultados obtidos justificam o estudo químico deste exemplar conhecido pela culinária e pelo seu poder fitoterápico.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Óleo essencial e extrato, Coriandrum sativum, Artemias salinas.