62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Isabela de Castro Sant'Anna 1
Walason da Silva Abjaude 1
Heliomar Cazelli Filho 1
Andrea Cristina Pimentel 1
Mara Garcia Tavares 1
1. Departamento de Biologia Geral/ Universidade Federal de Viçosa
INTRODUÇÃO:

O processo de ensino-aprendizagem está relacionado à capacidade de criação e recriação do professor dentro de sala de aula, assim como com sua interação com os alunos. Portanto, só há uma mudança qualitativa neste processo quando o educador é capaz de relacionar as diversas temáticas com o uso de recursos que contribuam para o processo de aprendizagem. Diante disso o Governo Federal criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) para contribuir com a formação dos acadêmicos de cursos de licenciatura. O presente trabalho objetivou possibilitar aos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, que participavam do PIBID - área de Biologia, contato direto com a estrutura e o funcionamento de escolas públicas, desde o início de sua formação acadêmica, para que os mesmos pudessem vivenciar o dia-a-dia da escola, bem como ter contato com práticas inovadoras que poderão enriquecer suas aulas de biologia. As metodologias propostas poderão contribuir para a melhora da educação básica, uma vez que licenciandos, alunos do Ensino Médio e professores da escola pública poderão aprender uns com os outros, apresentando um maior interesse pela disciplina em questão.

 

METODOLOGIA:

Três bolsistas participaram das atividades do PIBID - área de Biologia, um em cada ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), durante o ano de 2009. Os bolsistas tiveram a oportunidade de verificar a estrutura de funcionamento da escola, de analisar a escolha do livro didático e o preenchimento do diário de classe, de participar de reuniões de Conselho de Classe e de pais, envolvendo-se nas diversas atividades na mesma. Ao mesmo tempo, eles preparavam e ministravam aulas práticas de reforço escolar, com duração de uma hora e meia, para turmas de, no máximo, dez alunos. Foram realizadas aulas envolvendo a utilização do microscópio de luz, experimentos de osmose, cromatografia em papel, visualização de fotossíntese, extração de DNA, jogos de tabuleiro sobre fotossíntese, respiração e citologia e também a construção de modelos de núcleo celular, de mitose e meiose, de vírus da AIDS, de sequências de DNA e de cariótipos. Além disso, ocorreram aulas práticas sobre a epistasia na cor das flores e sobre cultura de bactéria em placa de Petri. Várias atividades extraclasse também foram realizadas, tais como visitas programadas ao Parque das Ciências da UFV, Museu de Zoologia João Moojem, herbário, Mata do Paraíso e uma Gincana.

RESULTADOS:

A oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da escola e do professor de Ciências e Biologia, além de buscar soluções às dificuldades encontradas contribuiu muito para o crescimento profissional dos bolsistas do PIBID. Por outro lado, a busca por diferentes formas de abordar os conteúdos trouxe um conhecimento mais sedimentado e uma experiência muito positiva para os mesmos. Isso ocorreu porque cada bolsista desenvolveu suas atividades com o mesmo grupo de alunos, durante um ano inteiro. Durante este tempo, os bolsistas acompanharam o interesse de seus alunos e os resultados das atividades desenvolvidas por meio de avaliações quantitativas, através da comparação das notas bimestrais dos alunos participantes e não participantes do Programa e qualitativas (questionários). A média das notas dos alunos participantes do Programa foi, nos quatro bimestres, superior as dos não participantes. Esta diferença foi de 6, 4 e 5 pontos, no primeiro, segundo e terceiro ano, respectivamente. Considerando a avaliação qualitativa, os alunos declararam sentir maior interesse pelas aulas, pela disciplina, e até mesmo por cursos da área de biológicas, uma vez que os bolsistas utilizavam recursos didáticos que facilitavam a aprendizagem e fixação do conteúdo, tornando a matéria mais fácil e interessante.

CONCLUSÃO:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência estimulou os licenciandos em Ciências Biológicas participantes do presente projeto, a buscarem e utilizarem métodos práticos que colaborassem para a melhoria do aprendizado dos alunos do Ensino Médio. Os bolsistas também puderam perceber que o uso de aulas práticas para o ensino de biologia se mostrou como ferramenta eficiente no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, após a utilização de tais metodologias, o interesse dos alunos pela disciplina aumentou e os mesmos apresentaram melhores resultados escolares. Portanto, o uso destes recursos didáticos é uma forma de aprimorar o conhecimento teórico e de aumentar a possibilidade de compreensão, além de relacionar o tema com o cotidiano e, assim, de construir o conhecimento. Conclui-se, portanto, que os licenciandos envolvidos puderam vivenciar uma metodologia inovadora e bem sucedida de ensino-aprendizagem e que esta experiência contribuiu positivamente para o processo formativo dos mesmos.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, PIBID, Metodologias de ensino.