62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O ENSINO SECUDÁRIO EM MATO GROSSO (1900-1940)
Edilvane Ferreira de Jesus 1
Marineide de Oliveira da Silva 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:

A formação social de um povo está fortemente ligada a educação e a cultura da época em que ela ocorre. A escola, uma das instituições que se encontra inserida no contexto social, desempenha um papel relevante, pois além de expressar o grau de profundidade dos ensinamentos difundidos no social, reflete também em seu cotidiano, inúmeras transformações ocorridas na sociedade, entre elas as mudanças educacionais. Nesse sentido, busca-se com este trabalho, tecer considerações sobre as mudanças ocorridas no contexto educacional em Cuiabá, advinda da inauguração do Liceu Cuiabano, instituição de Ensino Secundário, que possuía a finalidade de atender os filhos da elite mato-grossense que almejasse cursar um nível mais elevado de ensino no Rio de Janeiro.

METODOLOGIA:

Para a realização deste trabalho, utilizou-se o método histórico, em que se analisaram fontes documentais, disponíveis no Arquivo Público de Mato Grosso, tais como: Censos Populacionais, Relatórios de Presidentes de Províncias, Diretores e Inspetores da Instrução Pública, Legislações e Jornais da época, além de fontes bibliográficas que retratam o pensamento educacional da época, compreendido no recorte temporal entre 1900 a 1940. 

RESULTADOS:

Os dados indicaram que a implantação do ensino secundário na província de Mato grosso, teve em seus primórdios, uma conflituosa disputa de poder entre os eclesiásticos e os governantes locais, pois ambos almejavam a hegemonia do Ensino Secundário. Os governantes ambicionar a construção de um prédio que abrigasse esse nível de ensino e colocasse a província de Mato Grosso no cenário educacional que se instaurou a partir da criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837. Acredita-se que a criação do Colégio Pedro II serviu para aumentar o interesse das províncias brasileiras em implantar e equivaler o ensino secundário a esse estabelecimento de ensino criado na Corte, que possuía uma função seletiva, pois apenas uma minoria tinha acesso a ele, para ingressar no ensino superior e conquistar postos de destaque na direção do país.

CONCLUSÃO:

Percebe-se que a implantação do ensino secundário na província de Mato grosso, teve em seus primórdios, uma conflituosa disputa de poder entre os eclesiásticos e os governantes locais, pois ambos almejavam a hegemonia do Ensino Secundário, sendo que o Diretor da Instrução Pública em Mato Grosso, não esperava que a construção do Liceu Cuiabano custasse tão caro aos cofres da província. As fontes documentais indicam que a saída foi ter uma escola Normal anexa ao Liceu, porém esse fato acarretou inúmeras complicações, pois entre as inúmeras transformações educacionais na época em estudo, encontra-se também a discussão obre a inserção de mulheres no sistema de ensino brasileiro. O período escolhido compreende a instalação do ensino secundário no Seminário Episcopal da Conceição e criação do Liceu Cuiabano.

Palavras-chave: História da Educação, Ensino secundário, Liceu Cuiabano .