62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS (CAPS-AD) DE CAMPINA GRANDE - PB: PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS USUÁRIOS.
Ana Aluska da Silva Almeida 1
Alessandra de Oliveira Silva 1
Silvana Sousa da Silva 1
1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A Saúde Pública Brasileira, desde a década de 1970 ventilava transformações na compreensão do doente mental, entretanto eram incipientes as ações de atenção específica e especializada para tratar de transtornos mentais associados ao consumo de álcool e outras drogas. Nesta pesquisa tivemos como objetivo apresentar um panorama da questão das drogas e seus rebatimentos na Sociedade e no Estado, através da análise do perfil dos usuários atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial a Álcool e outras Drogas - CAPS AD do município de Campina Grande - Paraíba. É perceptível que o uso de drogas adquiriu um caráter abusivo. Há um grande número de pessoas, entre elas, jovens e crianças, que já experimentaram ou que já estão fazendo uso de alguma substância psicoativa, o que se configura em um sério problema social, econômico e político. A motivação deste estudo se justifica pelo aumento considerável do número de pessoas que fazem uso de drogas psicoativas licitas e ilícitas, fazendo-se necessário a ampliação dos conhecimentos, capazes de compreender dentro da atenção a saúde, a problemática crescente do consumo de drogas.
METODOLOGIA:
No período de janeiro a junho de 2008, realizamos uma pesquisa descritiva de caráter documental em 50% dos prontuários dos usuários freqüentadores sistematicamente do tratamento no CAPS AD, somando um total de 54 prontuários. Foram utilizadas técnicas de grupos focais, observação participante e pesquisa documental, para aproximar-se das percepções dos atores sobre os projetos terapêuticos da unidade e seus respectivos rebatimentos. Como instrumento de coleta, utilizamos uma ficha elaborada para colher algumas informações como: gênero, idade, renda, estado civil, situação ocupacional, escolaridade, moradia, substâncias consumidas, expectativa no tratamento, etc. A pesquisa foi desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, portarias, legislações e artigos científicos.
RESULTADOS:
Os resultados apresentam que o uso de drogas é um grave problema de saúde pública na Cidade de Campina Grande - PB, demonstrado por alto número de usuários a busca do serviço seja por uso, abuso ou dependência de álcool e outras drogas. Dos usuários avaliados, 85% são do sexo masculino, 42% com idade superior a 40 anos, 48% solteiro (a), 45% não concluíram o ensino fundamental. No que se refere à situação profissional, notamos que apenas 14% estão no mercado formal do trabalho e que 68% encontram-se desempregados ou vinculados ao mercado informal. Entre os usuários entrevistados 66% sobrevivem com até 1º salário mínimo, 31% tem renda que varia de 2 a 3 salários mínimos e que apenas 1% recebe de 4 a 5 salários mínimos. 45% já passaram por outros tipos de tratamentos, incluindo de centros de reabilitação, grupo de auto-ajuda e hospitais psiquiátricos. 85% dos entrevistados apresentam dependência ao álcool. Identificamos que 63% dos usuários afirmaram se aproximar das drogas sem reflexão nenhuma sobre os efeitos que elas poderiam causar na sua vida, 75% chegam ao tratamento pela primeira vez acompanhado de um familiar, 65% dos usuários entrevistados acreditam que vão conseguir deixar as drogas com a sua inserção no tratamento.
CONCLUSÃO:
Foi possível perceber através desta pesquisa que há muita influência da cultura em que vivemos nessas formas de uso e/ou abuso de drogas, que estiveram presentes em toda a história da humanidade, desde os tempos mais antigos. Ao analisarmos o perfil dos usuários do CAPS AD, podemos considerar que, a grande maioria desses usuários encontra-se numa situação de vulnerabilidade social, e de acordo com os resultados, verificamos, em sua maioria, do sexo masculino, com faixa etária prevalecente de usuários acima dos 40 anos de idade; o estado civil solteiro como prevalente; o grau de escolaridade que obteve maior porcentagem foi o ensino fundamental incompleto, a maioria encontra-se desempregado, o que compromete a renda familiar, cuja maioria afirmou manter-se com menos de um salário. Em relação ao consumo de drogas, a pesquisa demonstrou que grandes maiorias dos usuários que buscam o tratamento fazem uso/abuso das drogas lícitas, álcool e tabaco. É necessário tolerância mediante as diferenças, mais compreensão ao que se desconhece ou que majoritariamente não aceita, perceber que as eventuais adições, não só a drogas, são fatos da vida que devem ser enfrentadas com soluções nascidas da convivência, da solidariedade e da aproximação ao conflito.
Palavras-chave: CAPS AD, Drogas, Saúde Mental.