62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
LETRAMENTO: UM EFETIVO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
Nadja de Fátima Mota Ayres 1
Queli Campos de Sousa 1
Tales Lemos da Mota 1
Ana Paula Oliveira Vaz Frazão 1
Maria Francisca Rodrigues de Araújo 1
1. UEB Tancredo Neves
INTRODUÇÃO:
Estudantes das séries finais do ensino fundamental apresentam grandes dificuldades de leitura e escrita, conforme dados do IDEB. Daí a importância do letramento na escola. A apreensão do código escrito é fundamental dada a complexidade do mundo contemporâneo e tem ligação direta com a auto-estima daquele que se beneficia com o aprendizado; cultiva-se o sentimento de ser conhecedor e, por isso mesmo, capaz de interagir de modo significativo na sociedade  e transformá-la. Letramento: um efetivo meio de inclusão social norteia-se pela concepção sociointeracionista - a qual concebe os estudantes como sujeitos históricos, construtores do seu conhecimento, interagindo com os colegas, professores, família, comunidade, materiais pedagógicos... - e objetiva o cultivo do hábito de leitura e produção de várias possibilidades textuais em estudantes do ensino fundamental (3º e 4º ciclos), para que estes possam, mediante leitura, expressar-se sobre diferentes assuntos e apropriar-se do conhecimento construído, com vistas ao bem-estar socioeconômico e afetivo em situações cotidianas.
METODOLOGIA:

O projeto, que se propõe transdisciplinar, acontece anualmente com todos os alunos do Anexo I da UEB Tancredo Neves - da rede pública municipal de São Luís -, os quais são orientados pelos educadores. Inicia-se o trabalho com sensibilização da comunidade escolar e planejamento das ações. Os temas geradores, os quais são selecionados a partir das inquietações dos estudantes, dão suporte às atividades de leitura e escrita, considerando-se os conteúdos nos aspectos conceitual, procedimental e atitudinal. Os alunos utilizam conhecimentos das diferentes disciplinas sem necessidade da fragmentação, todas sendo abraçadas na construção do conhecimento. Na última edição, em 2009, as atividades foram divididas em quatro módulos temáticos, explorando-se: hábitos alimentares, meio ambiente, violência e negritude. Desenvolveram-se diferentes estratégias de leitura; exposição de vídeos; palestras; discussões em grupos; pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Após essa etapa, deu-se a sistematização das pesquisas com elaboração de textos escritos, tabelas, gráficos, maquetes... e revisão e reescrita dos textos. Na culminância, exposição do material produzido: painéis, cartilhas, revistas, dramatizações, recitais etc.

RESULTADOS:
Com a execução do Letramento, os alunos perceberam a indissociabilidade entre leitura e desenvolvimento intelectual e social, havendo o projeto contribuído, portanto, para a formação de leitores; adolescentes mais confiantes em suas potencialidades foi outra consequência, eles sentiram-se mais encorajados a superar obstáculos de caráter social com a melhor apreensão do código escrito; maior integração entre pais e filhos, pois estes, para desenvolver algumas atividades, aproximaram-se mais da família; e redução do número de repetentes, uma vez amenizados os problemas de leitura e escrita.
CONCLUSÃO:
 "Os bons leitores têm grandes chances de escrever bem, já que a leitura fornece a matéria-prima para a escrita. Quem lê mais dispõe de um vocabulário mais rico e compreende melhor a estrutura gramatical e as normas ortográficas da Língua Portuguesa" (PCN's, 1ª a 4ª, p.16). Logo, a vivência de situações reais de leitura concernentes a assuntos do cotidiano configura-se como letramento, um dos meios pelos quais os educandos interagem com seus semelhantes e incluem-se como efetivos partícipes sociais.
Palavras-chave: Letramento, Escola, Interação social.