62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ATORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO LABORATÓRIO VOCAL
José Leandro Silva Rocha 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
INTRODUÇÃO:
Cantar e falar bem se constitui como dificuldade para muita gente. Alguns acreditam que a voz é uma dádiva exclusiva para os que nasceram com um "dom". No entanto, quase todas as pessoas podem utilizar satisfatoriamente a voz, desde que seja estimulada e desenvolva técnicas adequadas para tal. Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Trabalhos desta natureza podem auxiliar a prática pedagógica de educadores musicais, principalmente devido à escassez de pesquisas nesse campo e da quantidade de cursos oferecidos voltados especificamente para a formação musical do ator.
METODOLOGIA:
Para a realização desta pesquisa foram adotados como método uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas em sala de aula durante o curso. A revisão permitiu o uso de um referencial teórico que contemplou principalmente produções da educação musical, fonoaudiologia, canto e teatro. Os participantes, constituídos por 25 pessoas, entre eles jovens e adultos, atores e outros interessados em aprimorar-se no uso da voz, como bailarinos, cantores e jornalistas, tiveram dois meses de aulas, em dois encontros semanais, de duas horas e trinta minutos. As aulas foram registradas através de fotos, anotações, gravações em áudio, e posteriormente, o material coletado foi organizado num fichário para análise. Na coleta de informações foram considerados os depoimentos obtidos durante as avaliações em sala de aula, os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes e as discussões levantadas a partir do referencial teórico. Durante estes encontros foram utilizados como material de coleta de dados um gravador digital, uma câmera fotográfica e um bloco de notas.
RESULTADOS:
Ao longo dos encontros os participantes desenvolveram habilidades para cantar, falar e criar utilizando adequadamente a voz, bem como, desenvolveram o senso crítico e estético por meio das audições e discussões realizadas. Também, aprimoraram a memória, a percepção musical e ganharam autonomia para improvisar, criar, interpretar, em grupo e individualmente, fazendo uso da variação das propriedades sonoras durante as vivências ao longo do curso. Para alguns destes alunos, cantar afinado ou no ritmo certo não era possível antes do curso Laboratório Vocal. Muito menos, falar ou cantar interpretando e dando sentido ao fraseado, sem esforço vocal e com uma expressão convincente. As abordagens utilizadas pelo professor sempre privilegiaram o conhecimento prévio e potencial dos alunos, sendo este um aspecto fundamental para os resultados obtidos ao final do curso.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui estratégia metodológica mais eficiente a utilização da capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal. Refletindo sobre a experiência do curso Laboratório Vocal percebemos a importância de reavaliarmos constantemente nossa prática como facilitador da aprendizagem e reinventar nossas intervenções pedagógicas. Considerando os resultados obtidos, pudemos perceber que os participantes demonstraram a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Deste modo, defendemos a idéia da educação musical como um processo no qual a música serve de material educativo e formativo para o pleno desenvolvimento do indivíduo.
Palavras-chave: Educação Musical, Ator, Voz.