62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE PLANTAS DO CERRADO
Polyana Araújo de Assis 1
Phellipe Norato Estrela Terra Theodoro 1
José Elias de Paula 2
Laila Salmen Espíndola 1
1. Laboratório de Farmacognosia, Universidade de Brasília/UnB
2. Laboratório de Anatomia Vegetal, Universidade de Brasília/UnB
INTRODUÇÃO:

A incidência de infecções fúngicas oportunísticas em pacientes HIV positivo e neonatos ou em tratamento com imunossupressores e quimioterápicos é crescente. O incremento das cepas resistentes aos medicamentos disponíveis, a elevada toxicidade hepática e renal desses fármacos, e os casos de interação medicamentosa dificulta o tratamento desses pacientes. A partir desse cenário, é altamente relevante buscar alternativas de desenvolvimento de novos compostos. A pesquisa dos metabólitos secundários de plantas do bioma Cerrado é uma forma de preservar a biodiversidade e desenvolver seu potencial terapêutico. A literatura relata pesquisas com o Cerrado apontando as atividades biológicas de suas plantas e compostos isolados. O presente trabalho avaliou a atividade de extratos das plantas do Cerrado Jacaranda sp., Zeyheria sp. e Terminalia sp. em dermatófitos e leveduras.

METODOLOGIA:

As espécies Jacaranda sp., Zeyheria sp. e Terminalia sp. foram coletadas nos arredores de Brasília-DF, em julho e dezembro de 2008. Exsicatas foram depositadas no Herbário da Universidade de Brasília (UB/UnB). Os diferentes órgãos foram separados, dessecados, estabilizados, pulverizados e submetidos ao processo de extração por maceração com os solventes: ciclohexano, acetato de etila e etanol. A solução extrativa foi filtrada e concentrada em rota-evaporador. Os extratos brutos obtidos foram diluídos em dimetilsulfóxido (DMSO) para avaliação da atividade antifúngica, por meio da técnica de perfuração em ágar, e de microdiluição, para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Os micro-organismos utilizados foram leveduras: Candida albicans, C. parapsilosis, C. krusei, e dermatófitos: Trichophyton mentagrophytes, T. rubrum, Microsporum gypseum. A técnica de microdiluição é descrita nos protocolos M27-A2 e M38-A do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Os medicamentos itraconazol e fluconazol foram utilizados como controles positivos. Após a realização do teste de CIM foi analisada a atividade fungicida e fungistática dos extratos.

RESULTADOS:
Foram produzidos os extratos: acetato de etila do rizoma, ciclohexano e etanólico das partes aéreas de Jacaranda sp.; acetato de etila da casca da raiz de Zeyheria sp.; e etanólico da folha de Terminalia sp. Para os fungos filamentosos, no teste de perfuração em ágar, os extratos formaram halos de inibição entre 11 e 48 mm, enquanto o itraconazol formou halos entre 18 e 25 mm. O extrato acetato de etila da casca da raiz de Zeyheria sp. formou halo de inibição de 36 mm em T. mentagrophytes e apresentou valores de CIM de 62,5 µg/mL. O extrato etanólico da folha de Terminalia sp. mostrou-se muito ativo para as leveduras testadas, com valores de CIM de 0,97 µg/mL em C. albicans e C. parapsilosis, valor inferior ao fluconazol (1 µg/mL); e em C. krusei o valor de CIM foi de 15,62 µg/mL. O extrato acetato de etila do rizoma de Jacaranda sp. foi ativo para C. albicans (125 µg/mL), C. parapsilopsis (62,5 µg/mL) e T. mentagrophytes (125 µg/mL); e o extrato ciclohexânico do rizoma dessa espécie apresentou valor de CIM igual a 62,5 µg/mL para T. rubrum. O teste de avaliação da atividade fungistática ou fungicida mostrou que os valores de CIM previamente determinados correspondem às mesmas concentrações dos extratos que são também fungicidas.
CONCLUSÃO:
O extrato acetato de etila da casca da raiz de Zeyheria sp. e o extrato etanólico da folha de Terminalia sp. demonstraram fortes propriedades antifúngicas in vitro, com valores de CIM entre 125 e 0,97 µg/mL. Inclui-se nesse intervalo valores inferiores aos valores dos controles positivos utilizados, com espectro de ação tanto para leveduras como para fungos filamentosos. Nenhum estudo relata a atividade antifúngica de extratos de Jacaranda sp., sendo portanto essa atividade inédita. Os valores dos testes de microdiluição do extrato de Zeyheria sp. corroboram o uso tradicional da raiz dessa planta, que é utilizada no Brasil para o tratamento de infecções de pele, muitas vezes causadas por leveduras e dermatófitos. Estes extratos demonstraram potencialidade para isolamento e identificação de compostos com relevante atividade antifúngica. Está em andamento o fracionamento cromatográfico biomonitorado dos extratos ativos para isolamento e desenvolvimento de moléculas líderes.
Instituição de Fomento: UnB, CNPq, CAPES, FAPDF
Palavras-chave: Extratos vegetais, Antifúngico, Bioma Cerrado.