62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ESPORTES AMBIENTAIS: MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL EM ESCOLARES
Diogo Hersen Monteiro 1
Luciana Bernardes Vieira de Rezende 1
Tonia Costa 1
1. Universidade Federal do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:

Os esportes ambientais destacam-se por suas dinâmicas e contato com a natureza. Configuram instrumento de sensibilização e responsabilidade pelo meio ambiente, agregando qualidade de vida e qualidade ambiental. A corrida de orientação estimula construção de conhecimento e senso de direção. É um desafio não só de esforço físico, requer habilidade e raciocínio, visando estreitar a relação homem-natureza e despertar o espírito de aventura. A partir de desdobramentos do "Projeto Sou Feliz... ensino Educação Física", o "Projeto Sou feliz... me orientando" oportuniza a iniciação do esporte corrida de orientação, na vertente de melhoria de qualidade de vida e de motivação pessoal. A performance é secundária, a prioridade é a participação visando à formação do aluno para o exercício da cidadania e prática do lazer. O projeto surgiu da necessidade de utilizar a corrida de orientação como ferramenta interdisciplinar de ensino, unindo atividade física e mental a serviço do conhecimento e da satisfação pessoal, estabelecendo relações sociais equilibradas e construtivas. O objetivo deste estudo é analisar se a participação em atividades de iniciação desportiva proporciona resgate da cidadania e melhoria de qualidade de vida em jovens de classes populares.

METODOLOGIA:

Pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Estudo de caso foi realizado em instituição no município do Rio de Janeiro que acolhe crianças de classes populares regularmente matriculadas na rede pública de ensino. Desde 2004, 350 crianças integraram o "Projeto Sou Feliz... me orientando" e participaram de atividades relacionadas à orientação. Por meio da Pesquisa-ação foi possível o contato com o esporte corrida de orientação, no viés pedagógico da Confederação Brasileira de Orientação. As crianças e seus pais e/ou responsáveis consentiram em participar do estudo. Os instrumentos foram a observação participante e entrevistas abertas questionando: "participar do Projeto mudou alguma coisa na sua vida e de sua família?" A análise da narrativa permitiu estabelecer formas de composição comuns nos modos narrativos do contar (predominante) e do mostrar.

RESULTADOS:

Perceber-se competente em tarefas aumenta a auto-estima. Além disso, quando há retorno financeiro (jovens-atletas), as condições de vida melhoram concretamente, significando inserção social e resgate da cidadania. E mais: uma meta, um projeto para a vida e até a possibilidade efetiva de construção de um futuro melhor. Ademais, como a matrícula em estabelecimentos de ensino é uma exigência para frequentar a instituição onde o Projeto é desenvolvido, a ampliação do nível de escolaridade dos participantes converte-se em requisito. Este fato foi observado e relatado particularmente por dois estudantes oriundos de classes populares participantes do Projeto Sou Feliz... me orientando.  Para eles o desporto se converteu em um objetivo, especialmente, mas não exclusivamente, em função dos benefícios estendidos para toda a família. Assim, de um lado, a promoção da inclusão social; de outro, a construção do conhecimento de forma lúdica. Por ser atividade interdisciplinar, são trabalhados conteúdos de diferentes disciplinas - a partir de situações propostas, manuseio de materiais e interação com o meio - Educação Física, Educação Artística, Educação Ambiental, Biologia, História, Geografia, Ciências, Matemática, Física e Ética - proporcionando também ganhos escolares.

CONCLUSÃO:

A Educação Física Escolar, mesmo fora dos muros da escola, pode não apenas proporcionar possibilidades de brincar, mas também de complementar trabalhos visando o pleno desenvolvimento de crianças e permitir a inclusão social de forma crítica e emancipadora, compreendendo resgate da cidadania. Os esportes ambientais ampliam o nível de consciência, pois abarcam aspectos de preservação e conservação ambiental aliados à qualidade de vida e qualidade ambiental e suas interfaces. Por meio do Projeto Sou Feliz... me orientando foi possível oportunizar o respeito ao próximo, motivar os alunos a praticar esportes, a respeitar/ preservar a natureza, despertar a criatividade, coordenação motora, e ainda aumentar o senso crítico e autonomia. Foram observadas mudanças de comportamento nas crianças relativas especialmente a questões cognitivas e de relacionamento. Os pais coadunam este resultado. Assim, a Educação Física possui local de destaque para a formação cidadã, evidenciando um trabalho que desenvolve o aspecto físico, a dimensão sócio-educativa e a construção de um futuro mais justo e igualitário.

Palavras-chave: qualidade de vida, inclusão social, Educação Física.