62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO DA CONTRIBUIÇÃO ANTRÓPICA À POLUIÇÃO DO COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR MUNDAÚ/MANGUABA E DOS MANGUEZAIS CIRCUNVIZINHOS
Gabriela Patrícia Martins de Almeida Bernardes 1
Anne Karyne Correia de Araújo 1
Kledson Barbosa Lopes 1
Karina Dias Alves 1
Ana Paula Freitas da Silva 1
1. Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
INTRODUÇÃO:
Situadas no litoral médio do Estado de Alagoas, as lagoas Mundaú e Manguaba formam um dos sistemas estuarinos mais importantes do país, denominado Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM). Estas lagoas são formadas pelo represamento da foz dos rios Mundaú e Paraíba, devido à deposição de sedimentos marinhos em seus leitos. O potencial dos recursos ambientais dessa região e sua localização privilegiada permitem que seu uso gere um desenvolvimento local com oportunidades de negócios, emprego e renda. Inúmeras famílias dependem da renda advinda das atividades pesqueiras e, portanto da qualidade das águas das lagoas e mangues. Mas, o acelerado processo de degradação ambiental, resultante da forte exploração do CELMM e o crescimento desordenado da população em seu entorno levaram a contaminação das águas e destruição de seus mangues, afetando cerca de 260 mil habitantes. Os manguezais são considerados pela legislação federal como áreas de preservação permanente relacionadas com a conservação das espécies animais e vegetais que dependem desse ecossistema para manutenção de seus ciclos biológicos. O objetivo deste estudo foi mostrar a participação do homem na poluição do CELMM e dos manguezais circunvizinhos.
METODOLOGIA:
Levantamento fotográfico ao longo das margens do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba e dos manguezais circunvizinhos enfocando a contribuição antrópica na degradação destes ecossistemas. Para realizar o levantamento fotográfico foi necessário percorrer as margens do CELMM registrando a situação das áreas de forma aleatória com uso de câmeras fotográficas digitais. Após captura, as imagens foram classificadas de acordo com o tipo de impacto causado pelo homem àqueles ecossistemas e sua respectiva conseqüência.
RESULTADOS:
Dentre os resultados da contribuição antrópica para a degradação desses ecossistemas foram observados a contaminação hídrica e do solo, decorrente de esgotos e lixo depositados ao longo das margens urbanizadas. A emissão de resíduos industriais nas águas das bacias hidrográficas que alimentam o complexo comprometem a situação do CELMM. O corte, queima e aterrro dos manguezais, tem acarretado a redução dos estoques e contaminação dos pescados. Os manguezais servem de berçários para as espécies que povoam o CELMM. A falta de condições favoravéis para reprodução e crescimento reduz a população destas espécies. O assoreamento acelerado dos rios e lagoas deve-se a forte exploração econômica - imobiliária e turística. Com freqüência observam-se construções impróprias nas orlas marítimas e lagunar que reduzem as áreas de mangues e altera a conformação funcional do ambiente. O tráfego desordenado de embarcações de lazer contribui com o levantamento do sedimento que uma vez carregado pelas correntes são depositado às margens favorecendo o assoreamento. Estas embarcações ainda aumentam os níveis de poluentes emitidos no ambiente e afasta o pescado. A emissão de lixo, produzidos por turistas, serve de armadilha para o peixe que ao se alimentar de plástico ou outro resíduo acaba morrendo.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos neste levantamento fotográfico permitem inferir que o homem é o grande contribuinte para a degradação desse ecossistema, tornando urgente o estudo, pesquisas e ações que possam minimizar ou eliminar as fontes de poluição e suas conseqüências a médio e longo prazo para estes ecossistemas.
Instituição de Fomento: Programa Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC
Palavras-chave: Água, Poluição, CELMM.