62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
AÇÕES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN
Rodrigo Jácob Moreira de Freitas 1
Micael Felipe de Albuquerque Cabral 2
Keylane de Oliveira Cavalcante 1
Jackeline Carminda Cabral de Freitas 1
Cristiano Morais da Silva 3
João Bosco Filho 4
1. 9° período da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do RN/UERN
2. 5º período da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Potiguar - UNP
3. 5° período da Faculdade de Direito, da Universidade do Estado do RN/UERN
4. Prof. Ms./Orientador - Faculdade Enf. da Universidade do Estado do RN/UERN
INTRODUÇÃO:
Uma das grandes preocupações das equipes de saúde é no que diz respeito a atenção à saúde da criança. Este grupo específico requer um número maior de investimentos dentro dos cuidados à saúde. Atualmente, o Programa de Saúde da Família (PSF) tem sido o pilar na reestruturação do processo de trabalho das equipes de saúde. Inserir a assistência voltada para a criança neste contexto tem sido um grande desafio para essas equipes, tendo em vista a complexidade do processo saúde-doença da população infantil. As práticas de atenção à saúde da criança, desenvolvidas pela enfermagem incluem muitas vezes, imunização; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; além das orientações básicas referentes à higiene alimentar e importância do aleitamento materno. Essas ações têm tido pouca repercussão social, uma vez que o modelo clínico assistencial, juntamente com a limitação econômica e social, não propicia a solução de problemas da população usuária. Assim, buscamos identificar as atuais ações de enfermagem no que tange à atenção à saúde da criança, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, e se tais ações contemplam uma atenção integral à saúde desse grupo.
METODOLOGIA:
Esta investigação consistiu em um estudo descritivo exploratório, de caráter qualitativo, pois procurou identificar as atuais ações de enfermagem na atenção à saúde da criança no Município de Mossoró. O município conta atualmente com cinco UBS na zona urbana, palco de inúmeros problemas referentes a saúde da população infantil. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semi-estruturado, para realizar a técnica da entrevista com todos os enfermeiros da equipe das Unidades Básicas. As questões envolviam a respeito dos principais agravos que acometiam a saúde das crianças, as ações que eram prestadas pelos enfermeiros ao grupo estudado, bem como quais atividades eram desenvolvidas, e seus conhecimentos sobre a saúde infantil. Para isso, as falas foram gravadas em aparelho MP4. Além da entrevista, foi utilizada a observação direta, com o intuito de captar a realidade adstrita. Para a análise dos dados construídos, utilizamos a transcrição integral do registro das falas gravadas no MP4. Após o registro minucioso transcrito, e de anotações do diário de campo, ordenamos os dados, passamos à leitura e releitura com o propósito de selecionar os momentos que se repetiram, ou que tiveram destaque. Dialogamos os dados com a bibliografia pesquisada.
RESULTADOS:
As UBSF do município de Mossoró se encontram em comunidades carentes da região, onde apresentam como problemas em comum, questões relacionadas à higiene e saneamento básico das áreas. As Unidades, enquanto porta de entrada dos serviços de saúde, desenvolvem principalmente atividades de: vacinação, consultas de Crescimento e Desenvolvimento, teste do pezinho para as crianças das diversas áreas. Os enfermeiros atendem de acordo com a demanda espontânea, e caso as necessidades de saúde da criança não possam ser resolvidas na própria UBS, os usuários são encaminhados para setores especializados. As doenças mais comuns que afetam as crianças do município são: diarréia, verminoses, escabiose, doenças mentais, gripes, IRAS, micoses. Essas últimas costumam se intensificar durante o inverno, e é um período onde as Unidades ficam superlotadas. A administração de Imunobiológicos segue as recomendações do Ministério da Saúde e os protocolos estabelecidos por cada Unidade, sendo de responsabilidade do enfermeiro o controle vacinal das crianças dos bairros. Segundo as falas, a comunidade não tem envolvimento nas discussões de saúde da região. Alguns profissionais se mostram insatisfeitos pois, raramente acontecem atualizações em saúde infantil promovidas pela Gerência de Saúde da cidade.
CONCLUSÃO:
A partir do exposto e das falas captadas, percebemos a importância de se conhecer os perfis clínicos e epidemiológicos da região, para podermos intervir na realidade posta, refletindo na melhoria da qualidade da assistência prestada, principalmente no que tange à saúde da criança. É de fundamental importância que o enfermeiro tenha o conhecimento das barreiras de acesso, equipamentos sociais de suas áreas, para que estes instrumentos possam facilitar e ajudar a entender a realidade à que estão submetidas muitas crianças do município. Desejamos uma atenção integral à saúde da criança, onde ela não seja vista como um corpo que recebe os cuidados em saúde. Cuidados estes que não devem ser entendidos apenas como intervenções biológicas, mas que possam contribuir significativamente nos modos de viver dessas crianças. Dessa forma, as ações de enfermagem não devem se restringir aos programas ministeriais, mas que possam avançar numa perspectiva integral. Nesse caso, a Educação em saúde, as visitas domiciliares se mostram como instrumentos importantes para que as crianças sejam entendidas como seres de direitos, onde sua autonomia deve ser compreendida e respeitada. Notamos ainda, a importância de o enfermeiro estar capacitado para atender aos problemas específicos de saúde desse grupo.
Palavras-chave: Ações de Enfermagem, Saúde da Criança, Atenção integral à saúde.