62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO DO USUÁRIO PARA DESENHO DE PRODUTO SUSTENTÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA
Alessandra Márcia de Freitas Stefani 1
1. UPM/FAU (SP)
INTRODUÇÃO:

Com o propósito de sondar, iluminar, infundir e informar o processo de projeto de produto sustentável, a disciplina 'Consumo, Uso e Sociedade', do curso de especialização Design para a Sustentabilidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, estabeleceu um percurso etnográfico para aproximação do contexto e delimitação de variáveis temporais e espaciais do campo de estudo do objeto da investigação.

O objetivo da experiência é estabelecer um processo de conhecimento síncrono às disciplinas que ocorrem concomitantemente no 2º semestre do curso, que compõem o módulo de produção sustentável, 'Materiais e produção sócio-ambientais', 'Desmontagem, Descarte, Desmaterialização', 'Análise de impacto e ciclo de vida' e 'Produção Social'; cuja finalidade é configurar a proposição de novos conceitos e respostas às expectativas do usuário e à sociedade comprometida com a sua sustentabilidade.

A metodologia de pesquisa do contexto do usuário que apresentamos suscita o ensaio de proximidade da rede real de complexidades que abrange as questões do planejamento e desenvolvimento do projeto do produto-sistema para a sustentabilidade, através da associação de idéias vivenciadas na relação do contexto e usuário.

METODOLOGIA:

Os alunos, já cientes da temática do seu projeto para a conclusão do curso de especialização Design para a Sustentabilidade, realizam na disciplina 'Consumo, Uso e Sociedade', a investigação do problema e do contexto do usuário do objeto de investigação para o planejamento e desenvolvimento do produto sustentável.

O primeiro passo é a delimitação do campo de investigação do trabalho para realização do estudo de tipo etnográfico. Segue o estabelecimento das variáveis de tempo e espaço para a leitura do objeto de estudo do projeto e a relação com o usuário. O próximo item é elucidar e detalhar as variáveis da relação do projeto com o usuário. Os procedimentos nessa etapa devem incluir entrevistas em profundidade, coleta de dados através de observações diretas participantes e não participantes, e recolhimento de fragmentos da vida das comunidades, como imagens, desenhos, croquis e mapas da situação. O próximo passo requer a elaboração do mapa das variáveis de tempo e espaço envolvidas no estudo do objeto, em gráficos e planilhas. E por fim, a análise, articulação e ordenação desses dados, resultarão numa narrativa com a formulação de uma ou algumas hipóteses de trabalho para a decodificação dos principais elementos textuais e não textuais da investigação em curso para o projeto.

RESULTADOS:

Esta experiência didática foi aplicada uma vez. A variedade temática de projetos apresentados pelos alunos implica uma ampla amostragem de variáveis que influenciam o projeto. A apresentação e a discussão das variáveis de todas as pesquisas em sala de aula enriquecem a abordagem e a percepção do projeto para o aluno, permitindo ao designer a visualização da aproximação do projeto com o usuário.

Os resultados da investigação são mais efetivos e concretos quando o aluno se dispõe a olhar o contexto do projeto sem informações pré-concebidas acerca do tipo de usuário a que se propõe o produto. A metodologia de pesquisa empregada não permite a verificação de aceitação do projeto pelo usuário, mas sim desvela as questões novas ou mesmo velhas invisíveis ao usuário e ao designer.

Espera-se, a cada novo semestre, estruturar os resultados da pesquisa do aluno como acervo e memória da disciplina, organizá-los em função de temáticas e variáveis de projeto para produção de material didático para o curso e os futuros alunos.

CONCLUSÃO:

A adoção do percurso etnográfico para a pesquisa do contexto do usuário para o desenho do produto sustentável implica elencar lado a lado as questões técnicas e as questões culturais e sociais do projeto. A carência de métodos efetivos para a pesquisa do usuário para o desenvolvimento do produto possibilita a realização de incursões experimentais em métodos de pesquisa e procedimentos de áreas do conhecimento diferentes como a Antropologia, nas Ciências Humanas. O fim dessa ação experimental é a compreensão adequada das atividades humanas na sociedade, para a execução de bons produtos para a mesma.

Palavras-chave: Projeto de produto sustentável, Pesquisa do contexto do usuário, Estudo de tipo etnográfico.