62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE AGUDA DO AGROTÓXICO MAIS UTILIZADO NO CINTURÃO VERDE DA GRANDE NATAL (RN, BRASIL), USANDO O PEIXE-ZEBRA (Danio rerio) COMO ORGANISMO-TESTE.
Karlyne Maciel Gadêlha dos Anjos 1
Guilherme Fulgêncio de Medeiros 2
1. Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
2. Prof. Dr/Orientador - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A agricultura é apontada como a maior contribuinte de todas as categorias de poluentes de ambientes aquáticos. A presença de alguns agrotóxicos nos vários ecossistemas aquáticos representa risco aos seres vivos que ocupam esses espaços, uma vez que a exposição continuada dos organismos a essas substâncias pode levar a um comprometimento à várias espécies. Algumas espécies como determinados peixes e invertebrados, podem acumular os agrotóxicos em concentrações muito acima daquelas encontradas nas águas nas quais eles vivem. Os objetivos deste trabalho foram investigar os agrotóxicos mais utilizados na região de Gramorezinho 'Cinturão verde da Grande Natal' e avaliar a toxicidade aguda do mais utilizado, usando com organismo-teste o peixe Danio rerio (Teleostei, Cyprinidae), eleito internacionalmente. Neste sentido, a realização deste trabalho com testes de toxicidade pode vir a dar suporte a um monitoramento mais eficaz dos efluentes agrícolas lançados nos corpos d'água do complexo de lagoas do rio Doce do Estado do Rio Grande do Norte sendo de grande relevância, pois pode auxiliar os órgãos ambientais no estabelecimento de limites permissíveis para o lançamento desses efluentes e sua regulamentação.
METODOLOGIA:
Aplicamos um Questionário aos produtores de hortaliças e verduras de Gramorezinho-RN, denominada de Cinturão Verde de Natal, situada na Zona Norte de Natal na divisa do Conjunto Gramoré e do Município de Extremoz-RN, a fim de comprovar o uso de agrotóxicos e identificar o tipo mais utilizado nas hortas do "cinturão verde de Natal. Em seguida, foram realizados três testes preliminares para conhecer a faixa aproximada da ação tóxica do Metamidofós sob a espécie de peixe Danio rerio; e, baseado nesta faixa de concentrações encontrada se realizou o teste definitivo. Todos os testes foram realizados no laboratório de Ecotoxicologia do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECOTOX-LAB/DOL/UFRN) e seguindo as normas do manual de teste da ABNT/NBR 15088/30.06.2004. As condições foram as seguintes: sistema estático (sem renovação/48h); sem aeração; com três réplicas das concentrações 100,0; 200,0; 300,0; 400,0 e 500,0mg/L; 4 peixes/recipientes-teste de vidro com capacidade de 2L e 1,5L de solução-teste preparadas em balão volumétrico ou proveta. Para cada réplica foi preparado um controle com o mesmo número de organismos-teste contendo somente água de diluição. Os dados físico-químicos: temperatura, pH e OD foram medidos durante o teste.
RESULTADOS:
A maioria dos produtores entrevistados (68,2%) assumiu que empregam algum tipo de agrotóxico para o controle de organismos indesejáveis e 31,8% dos produtores negaram fazer uso de agrotóxicos em seu cultivo, mas assumiram utilizar algum controle alternativo de pragas. Dentre os agrotóxicos utilizados destacam-se Tamaron BR (73,3%) e Decis 25EC (33,3%) utilizados com mais freqüência. Nos testes de toxicidade aguda observou-se que a mortalidade de D. rerio aumentou proporcionalmente ao aumento da concentração de Tamaron. Estimou-se a CL50-48h e o intervalo de confiança, através do método estatístico Trimmed Spearman-Karber (HAMILTON et al, 1977).A CL50-48h= 292.83 (-237.80 / + 360.61), com intervalo de confiança de 95%. Neste estudo, as descrições de toxicidade foram assinalados baseados nos valores da CL50, de acordo com a classificação de Zucker(1985), e o Tamaron BR pode ser classificado como praticamente não-tóxico para D. rerio por estar no limite de CL50 > 100 mg.L-1. A toxicidade desse agrotóxico para peixes já havia sido relatada por Chan et. al.(1996), que encontraram a concentração letal do Tamaron BR (CL50-48h) de 25-51 mg.L-1 para trutas, 46 mg.L-1 para peixes do tipo guppies e 100 mg.L-1 para carpas.
CONCLUSÃO:

 A maioria (68,2%) dos produtores de verduras e hortaliças do cinturão verde de Natal emprega agrotóxicos para controle de organismos indesejáveis e o mais utilizado (73,3%) é o Tamaron BR que têm o Metamidofós como substância ativa. Com a CL50-48h = 292.83mg.L-1 o Tamaron BR (Metamidofós) é considerado de baixa toxicidade aguda para Danio rerio. No entanto, para um melhor monitoramento se faz necessário avaliar o grau de toxicidade aguda do Metamidofós para outros organismos e deve-se verificar a toxicidade dos outros agrotóxicos utilizados no cultivo de verduras e hortaliças da região, uma vez que na natureza o cenário que se tem é a presença de mais de um agente químico.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Tamaron BR, toxicidade aguda , Danio rerio.