62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA UFT: A PERSPECTIVA DOS DOCENTES - CURSO DE PEDAGOGIA
Alvenita Pereira dos Santos 1
Jocyléia Santana dos Santos 1
1. Universidade Federal do Tocantins - Campus de Palmas
INTRODUÇÃO:

As fontes orais permitem diversas abordagens, diálogos, entrelaçamento entre distintas áreas das ciências, e sucessivamente interlocução com os diversos contextos sociais. Sob esta perspectiva e utilizando dos elementos que as narrativas orais proporcionam, o objetivo deste trabalho é conhecer, por meio de relatos dos professores do curso de Pedagogia do campus de Palmas, a história da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde sua implantação em 2003. Para tanto, a história de vida de professores ao longo de sua trajetória no âmbito da educação e concomitantemente suas contribuições serão importantes para história e memória da referida instituição. A partir da memória dos professores pretende-se compreender o progresso da Universidade para verificar as diversas mudanças ocorridas nos processos de aquisição e transmissão do conhecimento, de formação e constituição da carreira docente, no modo de ensinar, na prática docente universitária. A experiência vivenciada em cada relato será de grande relevância científica para a solidificação da Universidade. O resultado da pesquisa contribuirá para a construção de um Centro de Documentação em história oral colaborando com as pesquisas na área de História, metodologia, didática, gestão e história da educação.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização desta resultaram da revisão bibliográfica e a da pesquisa de campo (entrevistas). A pesquisa foi realizada em três fases: sendo a primeira revisão bibliográfica; a segunda fase, pesquisa de campo e transcrição de entrevistas; e a terceira, análise dos dados coletados. A revisão bibliográfica foi sendo realizada ao longo da pesquisa e de acordo com a necessidade de interpretação dos fenômenos. Inicialmente foi feita a revisão da literatura a fim de compreender a importância das fontes orais para as ciências humanas. Deste modo, buscamos autores que explorassem conceitos entre memória e relatos, memória coletiva, ou seja, a singularidade da historia por meio da memória (relatos). Para a realização da coleta de dados foram gravadas entrevistas com professores do colegiado de Pedagogia da UFT. Estes procedimentos foram necessários para compreendê-las no âmbito da história e da memória e contemplá-los no contexto da história da Universidade Federal do Tocantins.

RESULTADOS:

A maioria dos docentes do curso de Pedagogia do campus de Palmas está na UFT desde sua implantação em 2003. Assim, suas vivências/experiências no âmbito da educação foram essenciais para a consolidação do curso de Formação Docente (Pedagogia) e da Universidade enquanto instituição que promove ensino, pesquisa, extensão e cultura. Conhecer a história da UFT por meio dos relatos docentes foi essencial para compreensão do desenvolvimento da instituição ao longo destes sete anos. Pensar que neste curto período de tempo a UFT é uma referência de ensino para a região norte, é principalmente reconhecer que as instituições federais de ensino marcaram presença nesta região. Na ótica dos docentes entrevistados, as maiores mudanças ocorrem no âmbito dos processos, na formação continuada de professores, na implementação de novas tecnologias, nos cursos à distância, na efetivação de 7 mestrados e 1 Doutorado, como também na ampliação da estrutura física dos 7 campi da UFT. Desta forma tanto a comunidade interna como a externa tem sido beneficiada com as mudanças ocorridas no âmbito desta Instituição de Ensino. Outro ponto discutido foi a relevância dos espaços de discussão tais como eventos internacionais e nacionais que existem na instituição. Revelando assim um espaço de gestão democrática.

CONCLUSÃO:

A partir da pesquisa de campo, pode-se constatar a relevância das fontes orais como método de investigação científica, sendo um significativo recurso para coleta de dados em torno das experiências humano-sociais. A singularidade advinda de cada relato condiz com Alberti (2004), Bourdieu (1996) e Thompson (1992), visto que a partir dos mesmos compreende-se que as descrições orais coletadas no contexto histórico oral permitem ao investigador adentrar informações sobre o objeto que se almejar indagar/pesquisar. E ainda de segundo Costa (2001), as fontes orais se revelam como instrumento de preservação cultural, seja como mero entretenimento ou para retomar fatos marcantes do passado. Sob a perspectiva de memória coletiva, Halbwachs (2006) os docentes que entrevistados estiveram inseridos no âmbito de implantação e progresso da UFT, assim, seus relatos condizem o referido contexto social. Assim, suas memórias compõem cada fato do passado, tornando-o presente, revelando a singularidade que as fontes orais proporcionam. Face ao exposto, é possível compreender a importância da memória ou dos relatos, para a contribuição dos processos atrelados a cada sociedade. É notória ainda a percepção da subjetividade que compõe cada fato e consecutivamente cada fala dos entrevistados.

Instituição de Fomento: Ministério da Educação/Programa de Educação Tutorial - PET; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Fontes Orais, Memória, Docentes.