62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O AQUECIMENTO GLOBAL NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIO DA ESCOLA DO SÉCULO XXI.
Romerson Carlos Ribeiro Dias 1
Romualdo Tavares de Oliveira 1
Anderson da Silva Pereira 1
Antônio Carlos Nunes da Silva Júnior 1
Carla Matos Cardoso da Silva 1
1. Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve como objetivo investigar a visão dos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino do Amapá sobre o Aquecimento Global. Em outras palavras, esta pesquisa teve a intenção de mostrar o conhecimento dos alunos da série final do ensino médio em relação ao aquecimento global e seus efeitos. É fato que nos últimos anos, este assunto vem ganhando proporções e enfoques mais abrangentes, tanto pela mídia quanto pela sociedade científica. Estudos, recentemente, realizados sobre o clima mundial têm indicado a importância desse assunto para a conscientização da população, objetivando a preservação da vida no planeta Terra. Por outro lado, sabe-se que os espaços formais de educação, como a sala de aula, são os ambientes onde este assunto tem sido tratado de forma massiva. No entanto, saber o que os alunos da série final do ensino médio conhecem sobre o aquecimento global e seus efeitos são extremamente relevantes para a garantia de uma prática eficaz no processo de formação de cidadãos conscientes.

METODOLOGIA:

Participaram dessa pesquisa 80 (oitenta) alunos do 3º ano do ensino médio das 04 (quatro) escolas da rede estadual de ensino do Amapá com o maior número de alunos. O estudo envolveu a aplicação de 80 (oitenta) questionários fechados que foram tabulados e analisados numa abordagem quantitativa.

RESULTADOS:

Os resultados desta pesquisa apontam que 95% dos alunos entrevistados entendem que o aquecimento global é o aumento da temperatura na terra, mas 5% disseram que era o desgelo descontrolado dos pólos. Com relação aos efeitos causados pelo aquecimento global, 17,7% dos entrevistados disseram que era o aumento do nível do mar, 20,9% afirmaram que era as mudanças climáticas, 14,5% apontaram o desgelo dos pólos, 12,9% afirmaram que era a desertificação, 9,6% falaram que eram as chuvas ácidas, 8% afirmaram que era a extinção da biodiversidade, 6,4% afirmaram que era a erosão do solo, 6,4% apontaram que era a incidência de fenômenos naturais, 1,8% disseram que era o buraco na camada de ozônio e 1,8% apontaram o desmatamento como principal causa do aquecimento global. Quando indagados sobre a existência de projetos pedagógicos sobre a temática do aquecimento global, 50% dos entrevistados afirmaram positivamente e 50% disseram que a escola não tem tratado dessa questão nos projetos pedagógicos. Na questão que versava sobre a frequência com que o docente de geografia trabalha em sala de aula a temática, 70% dos alunos disseram que é trabalhada às vezes, 25% afirmaram que sempre é trabalhada e 5% disseram que a temática nunca é trabalhada em sala de aula.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados desta pesquisa, conclui-se que é necessário que as escolas de ensino médio do estado do Amapá garantam em suas propostas curriculares o aquecimento global como temática de extrema relevância na formação dos alunos da rede pública. Também é preciso que se efetivem fóruns de discussões sobre a importância do tema na formação de cidadãos críticos reflexivos entre os docentes de geografia da rede estadual, que atuam no ensino médio, para que o conteúdo se materialize na prática pedagógica de sala de aula.

Instituição de Fomento: Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP
Palavras-chave: Aquecimento Global, Ensino Médio, Visão de alunos.