62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
CONSTITUINTES QUÍMICOS DO EXTRATO HEXÂNICO DE Pestalotiopsis guepinii ISOLADO COMO ENDOFÍTICO DE Virola michelli.
Eduardo Antonio Abreu Pinheiro 1
Mario Neto Pacheco Almeida 1
Diellem Cristina Paiva Santos 1
Lourivaldo da Silva Santos 2
Patrícia Santana Barbosa Marinho 2
Andrey Moacir do Rosário Marinho 3
1. Departamento de Ciências Naturais - UEPA
2. Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Fac. de Química - UFPA
3. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências Exatas e Naturais - UFPA
INTRODUÇÃO:
Fungos endofíticos são fungos que colonizam os tecidos internos das plantas sem causar danos a hospedeira. Os mecanismos de interação dos fungos endofíticos com as suas hospedeiras ainda não são completamente compreendidos principalmente do ponto de vista químico, pois se sabe que estes vivem de maneira neutra ou até mesmo mutualista com as plantas hospedeiras produzindo substâncias que auxiliam o sistema imunológico desta no combate a infestações por bactérias, vírus e até mesmo outros fungos. Existem ainda relatos de um possível "aprendizado" conhecido por "transferência genética horizontal" entre fungo e planta, que seria a capacidade dos organismos associados produzirem a mesma classe de substâncias. Os fungos do gênero Pestalotiopsis, possuem grande potencial biotecnológico devido à produção de importantes metabólitos secundários, entre eles o taxol, isolado de Pestalotiopsis microspora. Portanto este trabalho tem o objetivo de investigação e caracterização de metabolitos secundários do fungo endofítico P. guepinii.
METODOLOGIA:
Em nosso laboratório foi isolada recentemente uma coleção de fungos de Virola michelli, uma planta típica da região Amazônica utilizada na medicina popular para o tratamento de doenças da pele. Esta coleção encontra-se armazenada na micotéca do Lab. de Bioensaios - FAQUI-UFPA. Desta coleção foi selecionado o fungo P. guepinii, o qual após reativação em placa de Petri contendo meio BDA foi cultivado em frascos de Erlenmeyer contendo 200g de arroz cada por 30 dias para crescimento das colônias. Após esse período foi obtido os extratos hexânico, acetato de etila e metanólico através de maceração da biomassa produzida, as soluções resultantes foram evaporadas em rota-evaporador a vácuo. O extrato hexânico foi fracionado sucessivamente em coluna cromatográfica de sílica gel por via úmida utilizando hexano, acetato de etila e metanol, em gradiente de polaridade, como fase móvel, para o isolamento dos constituintes químicos, a pureza foi diagnosticada em cromatografia de camada delgada comparativa. Os compostos tiveram as suas estruturas determinadas por técnica de RMN 1H e 13C e por comparação com dados de literatura.
RESULTADOS:
As substâncias isoladas foram elucidadas, e tiveram suas estruturas conhecidas como sendo os esteróides: ergosta-5,7,22E-trieno-3β-ol (ergosterol), 5α,8α-epidioxi-22E-ergosta-6,22-dieno-3β-ol (peróxido de ergosterol), ergosta-7,22E-dieno-3β,5α,6β-triol (cerivisterol), uma mistura de ácidos graxos e ésteres metílicos e uma mistura de polióis.
CONCLUSÃO:
Os constituintes químicos isolados são produzidos como metabolitos secundários pela maioria dos fungos endofíticos e é sabido que eles possuem importantes atividades antiinflamatórias e anticancer, o que demonstra a importância do estudo de fungos endofíticos.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA
Palavras-chave: Pestalotiopsis guepinii, Constituintes químicos, Virola michelli.