62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
CAMINHADA: UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Maisa Paulino Rodrigues 1
Amanda Paulino de Oliveira 2
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Liga Norteriograndense Contra o Câncer
INTRODUÇÃO:

A Estratégia Saúde da Família, se constitui em um espaço de práticas e de produção de conhecimentos com possibilidades de estimular experiências capazes de resgatar espaços democráticos que favoreçam a  conscientização e o "empowerment" dos indivíduos e da coletividade com vistas a uma melhor qualidade de vida. Nessa perspectiva, e, diante do grande número de usuários portadores de hipertensão arterial e diabetes, adstritos a Unidade de Saúde da Família do bairro da Guarita em Natal, resolveu-se adotar a atividade de Caminhada diária, com acompanhamento e monitoramento por parte de profissionais de saúde, transformando uma prática anterior, essencialmente clínica e medicamentosa em uma prática de promoção da saúde. Implantou-se dessa forma um espaço coletivo onde são realizadas atividades físicas, culturais, educativas e de lazer intensificando o vínculo e a responsabilização entre profissionais e usuários. Tal experiência vem sendo desenvolvida sistematicamente há seis anos, despertando o interesse dos pesquisadores em realizar um estudo para analisar os resultados dessa prática sobre a vida dos usuários. Nesse sentido buscou-se apreender a percepção dos participantes relativas à satisfação e relevância da atividade.

METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo como foco de investigação a prática da Caminhada. Os instrumentos de coleta utilizados foram à observação participante e o questionário. As entrevistas foram realizadas no período de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin) com a construção de quatro categorias.  
RESULTADOS:

Os resultados demonstram que houve melhoria na qualidade de vida dos usuários à medida que os relatos e a observação revelaram que: os sujeitos conseguem um melhor desempenho na locomoção; mais disposição física; maior facilidade para realizar atividades domésticas anteriormente consideradas impossíveis; melhoria de sono a ausência de depressão; redução no uso de medicamentos para hipertensão; estímulo à socialização, a solidariedade e ampliação do ciclo de amizades; aumento do nível de conhecimentos sobre o processo saúde-doença e sentimento de  felicidade e bem estar. As principais dificuldades referidas foram: a falta de um bebedouro e a ausência de um professor especializado para conduzir as atividades físicas.

CONCLUSÃO:

Enfim, pode-se observar que a Caminhada tem se constituído em um importante instrumento de promoção da saúde à medida que vem produzido melhoria da qualidade de vida dos usuários e possibilitado uma maior autonomia por parte destes.

Palavras-chave: Promoção da Saúde , Atividade Física, Prática Educativa.