62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
BANCA DA CIÊNCIA: UMA MANEIRA DIFERENTE DE DIVULGAR E ENSINAR CIÊNCIA
Emerson Izidoro dos Santos 1, 2, 3
Julyana Taques Gomes 2, 3
Luís Paulo Piassi 3, 4
Ricardo Augusto Vianna de Lacerda 3
Rui Manoel de Bastos Vieira 4
1. Faculdade de Ciências - Unesp (Bauru)
2. Estação Ciência - USP
3. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
4. Instituto de Física da USP
INTRODUÇÃO:
Em 2008 iniciamos, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades na Universidade de São Paulo o projeto denominado "Banca da Ciência" que se propõe como uma ferramenta de divulgação e ensino de ciências ao público escolar dos níveis fundamental e médio. O objetivo do projeto é despertar o interesse dos estudantes para as ciências naturais. Além disso, esse trabalho visa iniciar estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza nas práticas da divulgação científica, no desenvolvimento de materiais didáticos e da educação em espaços não-formais colaborando para o estabelecimento de um grupo de estudos na área de Ciências da Natureza. A Banca compõe um acervo de experimentos de ciências de caráter lúdico e motivador. Esse conjunto de materiais permite integrar uma exposição itinerante de divulgação científica com monitoria de estudantes do curso de licenciatura.
METODOLOGIA:
O Projeto "Banca da Ciência" ainda em fase de implementação experimental dentro do campus da EACH- USP - Leste vem sendo apresentado para alunos da instituição, especialmente os ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Realizamos uma pesquisa, por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, para conhecer a opinião dos espectadores sobre as suas potencialidades da banca para a divulgação científica entre jovens estudantes. Esses questionários foram tabulados e as falas das entrevistas utilizadas para exemplificar os resultados.
RESULTADOS:
A proposta da "Banca da Ciência" foi bem aceita entre os estudantes universitários, não só do curso de Licenciatura, como de outros cursos do campus. As apresentações foram bem avaliadas e surgiram diversas sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho. A próxima etapa do projeto prevê a visita de alunos do ensino básico ao campus e a realização de oficinas de construção e utilização de experimentos por esse público.
CONCLUSÃO:
O projeto atraiu estudantes de licenciatura e funcionários do campus. Quanto aos alunos podemos perceber um grande interesse por conhecer as possibilidades de realização de atividades de iniciação científica. Alguns dos alunos de licenciatura que já atuam como professores interessaram-se pelos experimentos e textos e divulgação científica também disponível na banca. Assim, a "Banca da Ciência" vem se apresentando como uma nova possibilidade para a inserção da divulgação científica em espaços escolares.
Palavras-chave: divulgação científica, ensino de ciências, educação não-formal.