62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
APRENDENDO SOBRE OS NEMATÓDEOS E DESENVOLVENDO EMPATIAS PARA COM OS ANIMAIS
Bartira Dunke de Mello Pereira 1
Karla Katiane da Silva Santos 1
Jordania Augusta Leite da Fonseca 1
Naara Maely Andrade da Silva 1
Matheus Meira Ribeiro 1
Elinei Araújo-de-Almeida 1
1. Depto. de Ciencias Biologicas, C. Biologicas, UFRN
INTRODUÇÃO:

Diversos estudos têm demonstrado que o desenvolvimento de empatia direcionada aos animais é fundamental para que esta faculdade possa ser extensiva a todos os seres vivos, incluindo o próprio homem. É importante que se aprenda a conviver com outras espécies, entre elas, aquelas que se costuma repudiar ou temer, tais como espécimes pertencentes aos grupos aracnídeos, nematódeos e outros. Os Nematoda contêm alguns dos mais disseminados e numerosos dentre os animais multicelulares. Existem muitos nematódeos parasitas e normalmente esse grupo é visto como sendo exclusivamente desta categoria, porém, alguns representantes deste táxon são de vida livre e têm importância na cadeia ecológica. Os nematódeos de vida livre são encontrados no mar, na água doce e no solo. Por despertarem pouco interesse no estudo taxonômico, muitos nematódeos ainda não foram identificados. Nos livros didáticos, são raras as abordagens sobre a importância deste grupo, daí a necessidade do professor buscar situações de aprendizagem contextualizadas para entender a importância deste táxon. O objetivo, deste trabalho foi, então, investigar acerca da presença de nematódeos em dois diferentes tipos de lagoas - temporárias e permanentes -para exercitar a efetivação de um ensaio de pesquisa no percurso da sala de aula.

METODOLOGIA:

Para coleta de exemplares do táxon Nematoda foram feitas visitas a campo em uma Área de Proteção Ambiental (APA) para efetivar estudos sobre a presença de nematódeos em ambiente aquático natural e resaltar a importância das Unidades de Conservação para a sobrevivência da biodiversidade. Foram feitas quatro coletas de água na margem de duas lagoas dunares na APA Jenipabu (APAJ) no município de Extremoz/RN: duas amostras de água foram provenientes de uma lagoa temporária (no alto das Dunas) e as outras duas, oriundas de uma lagoa permanente (Lagoa de Genipabu). Essas coletas foram realizadas em agosto de 2009, e foram acompanhadas de restos de vegetação depositados na areia. Em Laboratório, foi feita análise por meio de microscópio óptico e registradas as presenças dos organismos juntamente com outros seres microscópicos nas amostras coletadas. Considerando a dificuldade de identificação taxonômica, os exemplares foram observados com fins de demonstração das potencialidades de estudos sistemáticos posteriores. Assim, foram guardados em recipientes contendo álcool 70% e etiquetas informativas. Os lotes foram depositados na Coleção Científica de Invertebrados do Centro de Biociências - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seguindo os protocolos científicos necessários.

RESULTADOS:
Foi averiguado que nas duas coletas oriundas dos dois tipos de lagoas (temporárias e permanente), os nematóides de vida livre estavam presentes de forma bem expressiva, principalmente na lagoa permanente. Embora em quantidade menor, a lagoa temporária, localizada no alto das dunas, ainda exibiu a presença de exemplares de nematódeos. Outros táxons, entre eles, copépodos, rotíferos, ostrácodos e outros, não se expressaram nesta lagoa temporária, tal como se verificou na lagoa permanente, a qual era mais rica em restos de vegetação. A presença de exemplares de Nematoda, também na lagoa temporária, é uma forma de demonstrar que este táxon tem uma grande expressividade no meio e a probabilidade de encontrá-lo é bem alta. Somente as bactérias foram vistas, junto com os exemplares de Nematoda, na água coletada na lagoa temporária. O interesse em coletar os exemplares em ambientes dunares de Unidades de Conservação é mais uma forma de promover aprendizagens significativas para o ensino contextualizado e integrado com as noções de pesquisa direcionadas para a necessidade de conhecimento da biodiversidade e sua conservação.

 

CONCLUSÃO:
A investigação sobre animais pouco estudados e historicamente repudiados, concomitante com o processo de ensino-aprendizagem e iniciação à pesquisa, engloba pontos significativos nos estudos sobre a biodiversidade. Por meio da contextualização do processo de investigação dos animais com Área de Proteção Ambiental, pode-se enriquecer o conhecimento, tornando-o mais valioso para despertar interesses de estudantes para as pesquisas de campo de forma integrada com a sensibilização ambiental e a realidade local. Também, as observações voltadas para os exemplares de Nematoda conduzem para a possibilidade de se intensificar os estudos sobre este organismo, não somente no percurso das pesquisas acadêmicas, mas para enriquecer as informações sobre os animais durante as aulas didáticas.

 

Palavras-chave: Área de Proteção Conservação, Educação Ambiental, Observação de animais microscópios.