62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
Transformações no espaço em decorrência das alterações de uso e ocupação das terras no Município de Leme - SP.
GLAUCIA ELISA MARDEGAN 1
REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA 1, 2
1. Departamento de Geografia, Instituto de Geociência, UNICAMP
2. PROFª. DRª./ORIENTADORA
INTRODUÇÃO:

A expansão urbana no Brasil durante o período das décadas de 40 a 70 foi ocasionada, devido a vários motivos dentre eles, a política de incentivo do governo federal a organização do espaço urbano e fundamentalmente na alteração da dinâmica de organização do espaço rural com o desenvolvimento industrial, revelando dentre outro fatores na alteração de uso. Mas, para alguns municípios não observaram de forma intensa, mas processual estas alterações relacionadas à industrialização, que passam a ser notadas de forma continua resultando nas reformulações dos espaços e revelando diversos os níveis de impactos. O município de Leme, objeto de estudo dessa pesquisa, embora tenha apresentando um desenvolvimento industrial importante, não se consolidou como mantenedor da economia, sendo até a atualidade o setor rural, baseado na monocultura canavieira, o mais importante dos recursos econômicos. O histórico dos diferentes estágios de desenvolvimento das atividades agrícolas, sendo hoje a agricultura canavieira o responsável pelo custeio econômico ao longo dos anos do município e que defini o desenvolvimento das atividades urbanas e a ocupação e alteração de uso do solo, na extensão do município, que acarreta modificações, que se reflete na organização econômica e no uso da terra.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa baseou-se na abordagem investigativa considerando o inventario histórico com norteados das argumentações quanto às fases de desenvolvimento econômico ostentado pela área  de estudo possibilitando atender os objetivos propostos.

Na  fase operacional foi  considerando os procedimentos definidos por  Libault (1971).

Nível compilatório: é a fase de armazenamento dos dados, quando são definidos os objetivos, escala de trabalho e organizadas de modo geral as referencias bibliográficas, cartográficas e observação preliminar da área de pesquisa de reconhecimento;

Nível correlativo: fase de tratamento dos dados obtidos, sendo a parte da elaboração dos documentos  cartográficos, tendo a finalidade de unir todas as informações obtidas, tendo como resultado um diagnostico preliminar.

Nível semântico: refere-se à fase na qual são colocados dados evidentes sobre a problemática da pesquisa,

·         Analise espacial e correlação dos dados.

Nível normativo: é a fase de conclusão do trabalho na qual foram complicadas as informações para a redação, do texto final.

RESULTADOS:

O município de Leme, área de estudo, teve sua gênese na implantação das vias férreas no século XIX, sendo a agricultura um elemento de relevante importância para a economia e desenvolvimento e transformação do local. No primórdio o café era o elemento agrícola fundamental, sendo substituído respectivamente pela cultura de algodão e em seguida pela lavoura canavieira.

A concentração da população urbana foi se intensificando com o decorrer dos anos e principalmente depois que o algodão tornou-se peça fundamental na economia do município. E a agricultura familiar possui importância neste período.

A partir da década de 90, a decadência da lavoura algodoeira, traz consigo, a presença de nova monocultura a cana-de-açúcar, que auxilia na intensificação da urbanização desordenada e na quase total eliminação da agricultura familiar, que se torna rara, neste município.

CONCLUSÃO:

O objetivo deste trabalho foi fazer uma analise sobre as alterações do espaço, em decorrência do uso e ocupação das terras no Município de Leme, interior do estado de São Paulo, contextualizando uma análise histórica, a partir de um recorte temporal, a partir da década de 70 até os dias atuais.

No decorrer do desenvolvimento deste trabalho, foi notória a transformação e a organização do espaço, devido às modificações na economia local. O uso da terra também se alterou e área urbana teve evidente expansão, devido a modificações da economia.

A decadência do campo torna-se um fator de muita importância para a migração da população do espaço rural para o espaço urbano e toda esta movimentação gera uma urbanização desordenada e mal planejada na área do município.

A partir da analise que foi feita, percebe-se que os fatores que estão relacionados à ocupação das terras, são econômicos, sociais que foram modelados junto com os aspectos históricos, que ajudaram na formação do espaço presente das terras da área de estudo.

Conclui-se, portanto que a alteração do espaço urbano e rural, modificou o uso da terra, trazendo consigo impactos socioeconômicos para o município de Leme, tais como, crescimento urbano conturbado, violência, ausência de empregos que não sejam apenas temporários.

Instituição de Fomento: Serviço de Apoio ao estudante - SAE
Palavras-chave: Alteração do uso da terra, Agricultura, Urbanização.