62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
INTERAÇÃO E ESCRITA: MARCAS DE INTERATIVIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Elda Quirino Melo dos Santos 1
Marígia Ana de Moura Aguiar 1
1. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO/UNICAP
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho, pretende-se apresentar o resultado do estudo sobre formas lingüísticas com funções interativas, que podem permear os livros didáticos de Língua Portuguesa, tomando-se como ponto de partida o fato de que, sendo a língua uma atividade social desenvolvida através das relações interpessoais e em práticas sociais, a realização textual, oral ou escrita, apresenta marcas interacionais que estabelecem um envolvimento direto entre os interlocutores, ou seja, quem escreve/fala tem um leitor/ouvinte em sua mente. O foco desta pesquisa é estudar a interação entre locutor/autor e locutário/aluno na elaboração do livro didático de Língua Portuguesa, marcada pela presença ou ausência de indícios de interatividade nos comandos das atividades de produção textual. A escolha do livro didático como suporte para este estudo surgiu a partir de que se pode percebê-lo como um dos principais instrumentos utilizados pelo professor e aluno na mediação do trabalho com a linguagem em sala de aula. Um outro fator que induziu esta opção pautou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que tem influenciado mudanças na elaboração desse instrumento na perspectiva de um ensino diferenciado. No entanto, quando se refere às atividades propostas de produção textual, percebe-se pouca preocupação com a relação entre os interlocutores, muitas vezes provocado pela escolha dos recursos lingüísticos a serem utilizados na situação comunicativa, evidenciando certo distanciamento entre autor - leitor, dificultando, com isso, o alcance dos propósitos da produção.

METODOLOGIA:

Para esta análise, foi utilizada a coleção de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, intitulada "Projeto Araribá - (Org. Editora Moderna, 2006), não apenas por ter sido a mais adotada pelas escolas da rede pública de ensino no município de Escada - PE em 2008, como também a coleção apontada pela mídia como a mais vendida para as escolas públicas, tanto para o Ensino Médio como para o Ensino Fundamental. Outro aspecto importante que influiu na sua escolha foi o fato da obra ter sido escrita por técnicos e não por um ou dois autores, como é usual. Com o tipo de investigação aqui realizada, não se propõe afirmar que haja presença da fala na escrita, mas um movimento específico no processo de textualização, permitindo, assim, explicitar a ação dialógica da linguagem, a exemplo do que afirma Marcuschi (2002): "A própria interatividade é um aspecto inerente à própria língua, seja na fala ou na escrita".

RESULTADOS:

A análise dos dados fundamentou-se na concepção dialógica proposta por Bakhtin, (1992), (1999); Geraldi, (2003); nas pesquisas de Marcuschi (1994; 2001; 2002) e na abordagem teórica do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 2003). Os resultados desta análise apontam para o reconhecimento de que, embora o texto escrito apresente suas características específicas, marcas de interatividade podem ser percebidas através das impressões pessoais do autor representadas por elementos lingüísticos que podem caracterizar um facilitador do processo comunicativo, aqui investigado nos comandos de produção textual no livro didático.

CONCLUSÃO:

Em suma, podemos dizer que as marcas de interatividade na escrita atuam como operadores de orientação cognitiva sugerindo perspectivas de interpretação por parte do escrevente. Essas marcas, além de serem carregadas de valor estilístico, são formas de ação com a linguagem que fazem propostas, estabelecem contratos e definem posicionamentos para uma interação comunicativa mais precisa e eficaz entre o autor e o aluno/leitor na mediação  das atividades de produção textual no livro didático.

Palavras-chave: interatividade na escrita, livro didático, comandos de produção.