62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
LER POR PRAZER
Bernadete Maria da Silva 1
1. Escola Nossa Senhora das Graças
INTRODUÇÃO:
Este projeto surgiu da necessidade de despertar o prazer de ler e melhorar os níveis de leitura e escrita dos esudantes da 4ª etapa do 2º ciclo, especialmente daqueles que estavam se apropriando do processo de alfabetização. Para superar as dificuldades optou-se pela literatura, pelo leque de possibilidades que oferece..." a leitura frequente de textos literários é muito importante na formação de um pessoa, porque a obra de arte oferece interpretações do mundo que estimulam a reflexão e o conhecimento...além de proporcionar experiência emocional e estética, o convívio com a literatura, tanto no ouvir de histórias como na leitura constitui um exercício privilegiado de habilidades mentais e de familiaridade com as estruturas e possibilidades da língua escrita.(ANTUNES, 2009, p.24).
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi vivenciado na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças - Coqueiral - Recife-PE, com 18 alunos da 4ª etapa do 2º ciclo, turno da tarde, ano 2009. O projeto foi pautado em leitura deleite, sem cobranças posteriores, na sala de aula, pátio da escola, biblioteca e laboratório de informática. De início foi lido o poema TREM DE FERRO(Manuel Bandeira).Na sequência, contação de histórias e rodas de leitura, de vários gêneros textuais; pesquisas de textos complementares aconteceram no laboratório de informática. Para que o prazer de ler se estendesse à família, foram realizados empréstimos de livros. Houve ainda a visita de uma escritora para entrevista, contação de história e conversa sobre a influência da literatura na sua vida.
RESULTADOS:
À medida que a turma se envolvia com os textos, percebeu-se um aumento considerável na retirada de livros para serem lidos em casa ou na sala. Segundo depoimentos de alguns familiares e dos próprios estudantes,estes também liam para os irmãos menores e avós. Os protagonistas deste trabalho apresentaram um novo perfil: demonstraram mais autonomia, tornaram-se leitores ávidos e ouvintes mais atentos; na produção textual também apresentaram avanços significativos.
CONCLUSÃO:
Na formação de leitores, um item que não pode faltar é o prazer, independente do espaço ou tamanho do acervo. Se quem está à frente demonstra paixão pelo que faz, a tendência é seduzir seu ouvinte. Concluímos que aqueles que apresentavam limitações na leitura e escrita, cada um no seu ritmo, passaram a se lançar mais na produção textual: observou-se mais reflexão na hora de escrever, acerca de segmentação entre palavras na frase, ortografia, melhor argumentação.Cuidados com a entonação na hora da leitura também foram observados; os mais avançados tornaram-se mais fluentes e a leitura prazerosa passou a fazer parte da vida desses estudantes.
Instituição de Fomento: Secretaria de Eucação do Estado de Pernambuco
Palavras-chave: Formação de leitores, Leitura deleite, Leitores ávidos.