62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O ENSINO DE FÍSICA MODERNA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO ENSINO MÉDIO.
Silvia Santana dos Santos Cardoso 1
Evandro Ares de Araújo 1
Polari Batista Corrêa 1
Marlize Moreira Pimentel 1
Miyuki Mitsuya 1
Lilian Cristiane Almeida dos Santos 2
1. Discente da Universidade Federal do Oeste do Pará
2. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/Orientadora
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décadas, o Ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tem tomado relevância quanto ao seu papel na construção de conhecimentos que promovam ao estudante desenvolver competências e habilidades para avaliar, compreender e tomar decisões diante dos benefícios e riscos que decorrem da utilização de novos materiais e tecnologias (PCN+, 2002; KAWAMURA, 2003). Em trabalhos anteriores sobre o Ensino de Física na rede pública do Município de Santarém, constatou-se que a maioria dos professores nunca trabalhou com tópicos de FMC (TMFC) nas escolas de Ensino Médio (de ARAÚJO et al., 2009a). Ainda em 2009, trabalhando com alunos do terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas, verificou - se que a maioria destes gostaria que TFMC sejam abordados em aula e que a mesma é importante para a compreensão das tecnologias, o que possibilita maior criticidade frente às tomadas de decisões e juízo valorativo nos fatos que as envolvam (de ARAÚJO et al., 2009b). Neste trabalho pretendeu-se obter o panorama da situação atual do Ensino de Física Moderna nas escolas públicas de Ensino Médio no Município de Santarém, partindo da percepção dos estudantes após terem participado de um minicurso abordando TFMC.
METODOLOGIA:
Foi utilizado como ferramenta investigativa um questionário com questões fechadas, averiguando aspectos relacionados ao Ensino de Física Moderna e Contemporânea e, ainda, como os alunos percebem a prática pedagógica do professor da disciplina física na sala de aula. A pesquisa foi realizada no decorrer de um minicurso sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea direcionados aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual no município de Santarém-PA no ano de 2009.
RESULTADOS:
Uma considerável parcela dos pesquisados (50%) percebem que a Física Moderna contribuiu significativamente para o surgimento de muitas das tecnologias que se têm hoje, embora não compreendam de que forma isso se deu (40%). E gostariam que temas relacionados a essa temática fossem efetivamente trabalhados em sala de aula (60%), mesmo que somente por curiosidade (40%). Assim, 90% destes acreditam que esse conhecimento é uma ferramenta importante para formação no ensino médio. Nesse contexto, o professor exerce uma importante função no que tange a abordagem de tais assuntos em sala de aula. Particularmente ao Ensino de Física Moderna, 90% dos alunos entendem que é interessante que os docentes busquem fazer uma abordagem dos temas de forma contextualizada e, discutindo questões que envolvam uma complexidade gradativa. Da amostra pesquisada, 89% responderam que não só a prática do professor deva ter esse enfoque, mas ainda, o material didático.
CONCLUSÃO:
A física moderna na escola de nível médio ainda é um desafio a ser conquistado. Embora muitas das tecnologias e produtos tecnológicos cuja compreensão seja baseada em conceitos de física moderna sejam utilizados pela grande maioria dos estudantes, sua efetiva abordagem "ainda" não está acontecendo no Ensino Médio, mesmo que exista um anseio perene pelos estudantes para que isso aconteça. Mas os estudantes já não mais se sentem à margem do processo de Ensino - Aprendizagem porque percebem que a prática pedagógica do professor não atende aos seus anseios, como posto na fala de um dos alunos; "Seria muito bom também, se nas aulas os professores nos mostrassem na prática algumas teorias para que houvesse uma melhor compreensão do assunto estudado". Assim, é posta a necessidade de relacionar a física à realidade dos estudantes, tanto em relação à abordagem do professor no ambiente escolar, quanto aos exemplos explicitados nos livros didáticos. Logo, é preciso despertar maior interesse dos estudantes pela Física, em particular a Física Moderna e Contemporânea, de maneira que o processo de ensino-aprendizagem possa acontecer efetivamente e, que a física abordada em sala de aula, torne-se algo concreto na vivencia dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino Médio , Física Moderna , Alunos.