62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
POTENCIAL DE Eriotheca gracilipes COMO PLANTA ADUBADORA DA AGROFLORESTA DO SÍTIO SÃO JOÃO, ABREU E LIMA- PE
Cybelle Laís Souto Maior Sales de Melo 1
Mayara Maria de Lima Pessoa 1
Andréa Maria Alves Lucena 1
Renata de Souza Leão Araújo 1
Rubeni Cunha dos Santos 1
Jorge Luiz Schirmer de Mattos 1
1. UINVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
Os sistemas agroflorestais constituem uma alternativa de produção agropecuária que minimiza o efeito da intervenção humana. Imitando o ambiente natural pela consorciação de várias espécies dentro de uma área, eleva- se a diversidade do ecossistema e são aproveitadas as interações benéficas entre as plantas de diferentes ciclos, portes e funções. Os aspectos principais dos sistemas agroflorestais estão na presença deliberada de componentes florestais para fins de produção, de proteção ou visando a ambas situações simultaneamente, bem como na atividade de microrganismos, considerando a possibilidade de um grande número de fontes de matéria orgânica. A serrapilheira é particularmente importante por atuar na superfície do solo como um sistema de entrada e saída, recebendo entradas via vegetação e, por sua vez, decompondo- se e suprindo o solo e as raízes com nutrientes e matéria orgânica, sendo essencial na restauração da fertilidade do solo em áreas em início de sucessão ecológica. O presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de hidrogênio presente em amostra de folhas e serrapilheira de Eriotheca gracilipes (K. Schum.) A. Robyns (munguba), bem como os níveis de macronutrientes, de um Sistema Agroflorestal, localizado no Sítio de São João, município de Abreu e Lima, Pernambuco.
METODOLOGIA:
O referente trabalho foi realizado pelos alunos do curso de Engenharia Florestal da UFRPE, no segundo semestre do ano de 2009. O mesmo foi proposto pelo Professor Jorge Mattos, na disciplina de Extensão Florestal, a fim de por em prática os métodos estudados em sala de aula. Foram realizadas duas visitas ao Sítio, a primeira com o objetivo de visualizar as condições existentes no SAF, e a segunda com o intuito de fazer as coletas de solo, serrapilheira e amostra foliar da espécie munguba. A coleta de solo consistiu na retirada de três amostras, em uma camada de 0-20 cm da superfície do solo, aleatoriamente, sendo posteriormente levadas para laboratório de Analise de Solos do Instituto Agronômica do Pernambuco. De outra forma, também coletou- se amostras de material verde (folhas) da espécie (individuo senil, individuo juvenil, individuo de idade mediana). No que se refere as amostras de serrapilheira, as mesmas foram coletadas em três pontos abaixo da copa das espécie analisada.
RESULTADOS:
Os teores encontrados na amostra estão de acordo com o previsto para os solos da Zona da Mata, notadamente o valor de soma de bases que apresentou um teor médio em torno de 2,78 cmolc/dm3, pois de um modo geral, os solos desta região encontram-se bastante intemperizados em função principalmente da alta precipitação. No entanto, este valor pode ser considerado alto ao avaliar o uso pretérito da área, com agricultura intensiva e manejo inadequado do solo. Apesar de bastante intemperizado, o resultado da análise de solo demonstrou teor de alumínio não nocivo ao solo nos locais de coleta, apesar do pH apresentar-se levemente ácido, não apresentando nenhum dano às plantas da área. A partir dos resultados de análise de massa foliar, observa-se que a munguba apresenta 2,2 g de nitrogênio a cada 90,82g de massa foliar, através de métodos matemáticos pode-se concluir que a munguba contribui em média com 24,22g de teor de nitrogênio em cada Kg de massa . O teor médio de nitrogênio encontrado na amostra de serrapilheira foi de 4,12g/Kg, interpolando este valor para hectare tem-se 54,59Kg de Nitrogênio por hectare.
CONCLUSÃO:
Deste modo, pode-se concluir que a munguba apresentou potencial satisfatório como espécie arbórea para a ciclagem de nutrientes, devido ao teor de nitrogênio encontrado na amostra foliar analisada, o que permite inferir que o sistema vem se comportando como uma floresta nativa em termos de dinâmica de macronutrientes, favorecendo a absorção por parte do sistema radicular da vegetação do sistema agroflorestal.
Palavras-chave: nutriente, sistema agroflorestal, munguba.