62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O USO DA LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: MELHORIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DE CATU-BAHIA
Alexandra Souza de Carvalho 1
Marcelo Souza Oliveira 1
Yago Vinicius de Santana Brito 1
Daniel dos Anjos Silva 1
Tarcísio Oliveira 1
Elisângela Santos 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
2. Universidade Federal da Bahia-UFBA
INTRODUÇÃO:
Muitas críticas ao ensino tradi¬cional referem-se à ação passiva do aprendiz que freqüentemente é tratado como mero ouvinte das infor¬mações que o professor expõe. Tais informações, quase sempre, não se relacionam aos conhecimentos pré¬vios que os estudantes construíram ao longo de sua vida. E quando não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem não é significativa. Consequentemente, as aulas expositivas respondem a questiona¬mentos aos quais os alunos nunca tiveram acesso. No ensino de ciências, a experi¬mentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualiza¬ção e o estímulo de questionamentos de investigação. Nessa perspectiva, o conteúdo a ser trabalhado carac¬teriza-se como resposta aos ques¬tionamentos feitos pelos educandos durante a interação com o contexto cria¬do. Diante das problemáticas acima citadas, temos como proposta deste trabalho, mostrar de forma lúdica a química, desmistificando a visão abstrata desta disciplina entre os estudantes do Ensino Médio, facilitando o diálogo entre o ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada dentro do projeto denominado escola móvel ou itinerante e é apresentado sob a forma de stands científicos e teatro.
METODOLOGIA:
O stand de química é composto por alunos das três séries do Ensino Médio do curso Integrado em Agropecuária do IFBAIANO Campus Catu que são orientados por um professor de química. As apresentações são voltadas para um público diversificado (estudantes, pais, escolas públicas da região de Catu e a comunidade acadêmica pertencentes a outras Instituições Públicas). São utilizados experimentos de grande impacto visual, no qual se faz uso de recursos audiovisuais como projeções, iluminação e trilhas sonoras, envolvidas da platéia ajudam a manter a atenção e o interesse do público. A pesquisa apresentou um cunho apenas qualitativo e o procedimento utilizado para coleta de dados foi a observação na sala de aula, as reuniões semanais entre o orientador e os alunos e de suas apresentações individuais. A avaliação final envolveu o preenchimento de questionários.
RESULTADOS:
O uso do lúdico para ensinar diversos conceitos em sala de aula; tais como charadas, quebra-cabeças, problemas diversos, jogos e simuladores, experimentação e teatro, entre outros; pode ser uma maneira de despertar esse interesse intrínseco ao ser humano e, por conseqüência, motivá-lo para que busque soluções e alternativas que resolvam e expliquem as atividades lúdicas propostas.Neste contexto, a apresentação pública de pequenas demonstrações que ilustrem variados conceitos relativos à Química (matéria e energia, transformações da matéria, equilíbrios, etc.) e a sua importância na vida moderna tornam-se uma ótima alternativa, para que os alunos desenvolvam e fixem os mais diferentes conceitos estudados no curso de Química e promovam sua popularização. Os alunos envolvidos na pesquisa alcançaram um maior rendimento na disciplina de química cursada no Ensino Médio Integrado de Agropecuária do IFBAIANO-Catu durante o ano de 2009, além disso, pode-se observar pelos professores maior interesse e aprendizagem em relação às outras disciplinas básicas e técnicas do curso. A pesquisa também envolveu alunos ingressos no curso em 2010, podendo-se perceber o interesse destes em participar do projeto.
CONCLUSÃO:
A pesquisa desenvolvida apresentou a disciplina de química a um público geral, através de apresentações de experimentos com grandes impactos visuais, tratando de temas relevantes e interessantes, mostrando assim a importância da Química como ciência básica e aplicada à tecnologia, aumentando desta forma, o interesse dos jovens por esta ciência e divulgando o uso de demonstrações e experimentos como parte importante do ensino de Química. A metodologia pode ser aplicada a outras disciplinas do currículo básico e técnico.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Palavras-chave: ludicidade, experimentação, tecnologia.