62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
SUJEITOS QUE SUJEITAM E SE SUJEITAM: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO E ACOLHIMENTO NA PRODUÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Angelúcia Micarle Leite de Queiroz 1
Maria Priscilla Cibelle Ferreira Silva 1
Eva Emanuela Lopes Cavalcante Feitosa 2
Lucivania de Lima Maia 1
1. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/ FACISA
2. Departamento de Enfermagem, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia/CAMEAM
INTRODUÇÃO:
As relações mantidas na produção dos serviços de saúde estão cada vez mais cristalizadas pela supervalorização de tecnologias duras e leve-duras, fazendo com que questões como vínculo e acolhimento se tornem cada vez mais raros. Diante disso, e entendendo a importância dessas relações, busca-se identificar a presença do vínculo e do acolhimento, os avanços e desafios, presentes na prestação dos serviços de saúde.
METODOLOGIA:
Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de uma visita à Unidade de Saúde São Judas Tadeu, no município de Pau dos Ferros/RN, fazendo uso do método teórico-empírico e qualitativo da pesquisa através de uma entrevista semi-estruturada com o enfermeiro da unidade e alguns usuários localizados na área de abrangência, e tendo como embasamento teórico autores como: Alves, Campos, Mattos, Cavalcanti e Miranda, Cunha, Queiroz e Salum, e Merhy.
RESULTADOS:
Nesse sentido, percebeu-se avanços no que concerne a relação profissionais-usuários, e também a existência de muitos desafios a serem superados na produção dos serviços de saúde da respectiva unidade, a fim de possibilitar momentos que potencializem a construção de vínculos, do acolhimento e constituir atores co-responsáveis pelas mudanças.
CONCLUSÃO:
Sendo assim, acredita-se na possibilidade de mudanças, de transfomações, mesmo diante das fragilidades existentes, uma vez que é preciso construir sujeitos co-responsáveis com uma sociedade mais saudável e comprometida com uma vida justa, satisfatória e feliz.
Instituição de Fomento: Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM
Palavras-chave: Vínculo, Acolhimento, Relação profissional-usuário.