62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise de Controle de Medicamentos
ESTUDO DE DEGRADAÇÃO FORÇADA DE MALEATO DE ENALAPRIL PARA DESENVOLVIMENTO DE FORMA FARMACÊUTICA COMPRIMIDO 20 MG
Ronaldy José Miller Cavalcanti Lima da Silva 1
Marília Evellyn de S. Dias 1
Flávia Patrícia Morais de Medeiros 2
Zênia Maria Maciel Lavra 2
Aíla Karla Mota Santana Aíla 2
Eduardo José Alécio de Oliveira 1
1. IFPE - Campus Recife - Curso Técnico em Química Industrial
2. LAFEPE-Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Gov. Miguel Arraes
INTRODUÇÃO:

O maleato de enalapril é uma pró-droga anti-hipertensiva que é transformada no organismo em enalaprilato, um inibidor da enzima conversora da angiotensina-ECA, levando ao relaxamento arterial com subseqüente regulação da pressão sanguínea (KATZUNG, 1994). A estabilidade de produtos farmacêuticos depende de fatores externos como os ambientais (temperatura, umidade e luz), e das características intrínsecas do próprio produto, tais como as propriedades físicas e químicas das substâncias ativas e excipientes farmacêuticos (BRASIL, 2005). O setor de desenvolvimento de produtos tem como desafio a obtenção de formulações estáveis e a otimização dos processos produtivos proporcionando a redução de tempo e custos (WAKASAWA et. al., 2008). Este trabalho teve como objetivo avaliar a estabilidade da matéria-prima maleato de enalapril a ser utilizada na fabricação de comprimidos de 20 mg pelo LAFEPE®. Foi necessário o estabelecimento de metodologia validada para quantificação do maleato de enalapril e seus principais produtos de degradação por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).

METODOLOGIA:

As análises por CLAE foram realizadas em coluna Zorbax C18 (25mm x 4,6mm, partículas de 5 µm), fluxo de 1,5 mL/min, volume de injeção de 50 µL, λ 215 nm. A eluição da fase móvel foi realizada em modo gradiente, sendo constituída de tampão fosfato de sódio monobásico (NaH2PO4), pH =6,8/ACN (19/1) - Solução A e tampão fosfato pH=6,8/ACN (17/33) - Solução B. Temperatura da coluna de 60 ± 2ºC. Como diluente utilizou-se solução de NaH2PO4, pH = 2,5/ACN (95/5).   Para obtenção do padrão de trabalho do maleato de enalapril foi utilizado SQR do INCQS lote 1029. A validação do método seguiu a RE 899 da ANVISA (BRASIL, 2003) com avaliação dos parâmetros de especificidade, linearidade, precisão intra-dia, inter-dia, exatidão, robustez e limites de detecção e quantificação. O estudo de degradação do fármaco compreendeu a exposição à 60ºC, 40ºC/75%UR, HCl 0,1M/80ºC, NaOH 0,1M/80ºC e em solução aquosa (ICH, 1995) nos tempos zero (T0) e com 10 dias (T10).

RESULTADOS:

A padronização do maleato de enalapril apresentou teor de 98,4%. O método analítico por CLAE validado mostrou-se específico, linear, preciso, exato e robusto. A análise do tempo zero em NaOH 0,1M mostrou uma conversão imediata de maleato de enalapril em enalaprilato de 30%. Nas demais condições testadas o maleato de enalapril se manteve estável no T0. Após T10 houve uma conversão total do maleato de enalapril a enalaprilato em meio alcalino e a formação de cinco produtos principais de degradação em maio ácido, enquanto que em meio aquoso houve a formação de quatro principais subprodutos, incluindo a dicetopiperazina. Nas condições de temperatura e umidade relativa não foi verificado a degradação do enalapril. Os resultados obtidos são semelhantes aos publicados por BHARDWAJ and SINGH (2008) e TOPORISIC et al.(2010) que mostrou uma instabilidade do produto em meio alcalino. Todos os resultados devem ser considerados no desenvolvimento dos comprimidos de maleato de enalapril.

CONCLUSÃO:

Foi desenvolvido e validado um método por CLAE para quantificação da matéria-prima de maleato de enalapril e seus produtos de degradação enalaprilato e dicetopiperazina de acordo com a RE 899/2003, satisfazendo as exigências da ANVISA. O fármaco mostrou-se altamente sensível à degradação em condição alcalina imediatamente após sua dissolução; Vários produtos de degradação foram observados após 10 dias de exposição em meio alcalino, ácido e aquoso indicando a necessidade do controle de variáveis durante o planejamento do desenvolvimento farmacotécnico industrial para os comprimidos de maleato de enalapril, assegurando a sua qualidade e estabilidade.

Instituição de Fomento: CNPq, Processo nº. 479151/2008-3; Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE - Programa de Bolsas BTT.
Palavras-chave: Degradação, Estabilidade , Maleato de enalapril.