62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
INCIDÊNCIA DA CAPTURA DE Boa constrictor, PELO IBAMA, NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA ENTRE OS ANOS DE 2004 A 2009.
Ingrid Karoline Alves de Queiroz 1
Marcone Helmer da Silva 1
Thalis Moreira Borges 1
Fernando Loiola Nunes 1
Reylan Delano Rocha Alencar 1
Leonardo Cerqueira Silva 1
1. Departamento de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA-CESI.
INTRODUÇÃO:
A Cidade de Imperatriz localiza-se a sudoeste do estado do Maranhão, tem população de aproximadamente 230.450 habitantes e encontra-se em expansão. A extração vegetal é a atividade mais tradicional na região, especialmente a exploração de madeiras e de óleo do babaçu. A fragmentação interna de habitats ocorre no momento em que as populações naturais são subdivididas por estradas, linhas elétricas, desmatamentos e cursos d'água. No desequilíbrio ambiental, há um rearranjo em que algumas espécies desaparecem e outras poucas se beneficiam e se multiplicam. Geralmente a descaracterização de ambientes naturais prejudica a biodiversidade, pois gera ambientes monótonos, que inviabilizam múltiplas espécies e beneficiam umas poucas, que então proliferam. Alguns pesquisadores têm observado um aumento no número de serpentes em regiões urbanizadas. Segundo os especialistas, certas espécies resistiram ás modificações do ambiente e estão usufruindo da abundância de alimentos. Este trabalho tem como objetivo analisar os índices de capturas de jibóias (Boa constrictor) no perímetro urbano da cidade de Imperatriz-MA e comparar com os índices gerais de capturas de serpentes no município. Tais dados servirão de base para futuras pesquisas relacionadas ao estudo comportamental desse animal.
METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado mediante coleta de dados dos registros de captura de animais silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, na cidade de Imperatriz - MA, que fica situada na porção sudoeste do Maranhão e tem clima quente e seco no verão e quente e úmido no inverno. Os dados sobre captura de répteis ofídicos foram analisados, levando em conta o número de jibóias (Boa constrictor) capturado no perímetro urbano e comparado ao número de outras espécies de ofídios capturados na mesma região no período de tempo de 2004 a 2009.

RESULTADOS:
No ano de 2004, foram capturadas 16 jibóias (Boa constrictor), no perímetro urbano de imperatriz, (80% de todos os ofídios capturados). Em 2005, o número foi de 37 capturas, (69,81% de todos os ofídios capturados). Em 2006, 38 jibóias capturadas, (equivalente a 70,37% de todos os ofídios capturados no mesmo período). Em 2007, foram capturadas 35 jibóias, (53,03% de todos os ofídios capturados). Já em 2008, o número de foi de 58, (61,05% de todos os ofídios capturados). Em 2009 o número de jibóias capturadas foi 38 (66,66% de todos ofídios capturados). A soma dos dados coletados nos anos de 2004 a 2009 revelam que 222 jibóias foram capturadas nesse período e esse número representa 64,34% de todos os ofídios capturados no mesmo período. Os outros registros referem-se à captura de outras espécies como a cascavel (Crotalus durissus terrificus); cobra verde (Philodryas olfersii); sucurí (Eunectes murinus); cobra d'água (Liophis miliaris) e cobra cipó (Chironius bicarinatus), que juntas representam 35,66% de todos os casos. Dentre as 222 jibóias capturadas no período de 2004 a 2009, 116 (52,25%) foram capturadas dentre os meses de novembro a abril, período chuvoso em Imperatriz - MA, no período dentre os meses de maio a outubro, o número de animais capturados foi de 106 (47,75%).
CONCLUSÃO:

Com o seguinte trabalho conclui-se que mais da metade dos casos de captura de ofídios na cidade de Imperatriz - MA, são de jibóias (Boa constrictor), o que se explica por sua resistência à mudança de habitat com o processo de urbanização e pela concentração de presas naturais dessa espécie, como roedores que se concentram nas cidades devido ao acúmulo de lixo. Nota-se também que a estação do ano não influencia na aparição desses animais na zona urbana já que a diferença do número de animais capturados na estação seca e chuvosa tem uma diferença de apenas 2,25%.

Instituição de Fomento: FAPEMA- Fundação de Amparo a Pesquisa e ao desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão.
Palavras-chave: Boa constrictor, Captura, Imperatriz-MA.