62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DO CORPO DA CORDA AO CORPO DO CORDEIRO: NECESSIDADES E DESEJOS DOS TRABALHADORES DO CARNAVAL SOTEROPOLITANO.  
Flavio Cardoso dos Santos Júnior 1
Luís Vitor Castro Júnior 2
1. Faculdade Social
2. Universidade Estadual de Feira de Santana
INTRODUÇÃO:

Atualmente, o carnaval de Salvador se organiza a partir de seus atores: O folião associado (o que pagou para desfilar no bloco), o folião "pipoca" (brinca a festa no restante do espaço) e o cordeiro (que delimita o bloco com o auxílio de cordas) em torno disso existe a presença do comércio informal (o vendedor ambulante) e o Estado representado pela Polícia e demais órgãos organizadores da festa. Muitas pessoas fazem uma expectativa em torno do carnaval não só para se divertir, como é o caso dos vendedores ambulantes e cordeiros que encontram ali um emprego temporário e informal. O problema da pesquisa caracteriza-se em saber quais as necessidades e os desejos (a realidade do desemprego e a oportunidade de se incluir na festa) que os cordeiros atribuem a sua prática durante os festejos. Sendo assim, o objetivo central do estudo busca compreender os multiplos significados que os cordeiros percebem na prática do trabalho. O presente estudo analisa as relações sócio-culturais que ocorrem no carnaval de Salvador, contribuindo assim para uma melhor compreensão das relações carnavalescas. 

METODOLOGIA:

 O presente trabalho trata-se de uma pesquisa etnográfica. O estudo é de cunho exploratório-descritivo, exploratório, pois seguindo os passos de GIL (2002), teriam o objetivo de "[...] proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias." e descritivo tomando como base o mesmo autor, pois o mesmo tem como objetivo a "[...]descrição das características de determinada população ou fenômeno". No que tange os instrumentos utilizamos entrevistas semi-estruturadas, observações e pesquisa documental. A produção de dados se deu durante o carnaval de Salvador de 2009 e 2010, nos quais fomos às ruas buscar, através de gravações, fotos, filmagens e anotações colher material necessário para a elaboração do trabalho. Os participantes da pesquisa foram dez cordeiros, que de acordo com o documentários "Cordeiros" de Amaranta Cesar e Ana Rosa Marques (filmado no carnaval de Salvador) diz que "[...] são homens e mulheres, na sua maioria negros, moradores dos subúrbios da cidade, que durante o carnaval de Salvador sustentam as cordas que delimitam o espaço a ser ocupado pelos blocos nas ruas." 

RESULTADOS:

Diante da observação e das entrevistas realizadas, identificamos tais aspectos:

a)Meio de sobrevivência - os entrevistados foram unânimes em afirmar que o trabalho das cordas melhoraria a sua renda familiar, alguns alegaram o desemprego e que tal atividade ajudaria na sua situação econômica. Reclamaram das condições de trabalho e do valor da diária paga. b) Outra característica que eles relataram foi a situação do trabalho ser uma forma de diversão. Para eles, esta atividade é diferente, pois "a gente trabalha, brinca, bebe e chega até paquerar", "quando acaba o bloco, às vezes, rola uma proteção aos foliões que em todo desfile nos dá cerveja e daí a gente ganha um trocado", a partir destas falas podemos identificar as nuanças de troca e prazer encontradas durante os dias de Momo. c) Por fim, outro aspecto, foi o desejo de trabalhar nos blocos que têm as grandes atrações musicais da "axé music". "Puxar as cordas do chiclete é punk véi, rola muito pau, mas é massa", "todo mundo que ir atrás do chicletão". Nestas falas identificamos o desejo de auto-afirmação, pois entre eles existe a necessidade de um "status", uma espécie de disputa, em se inserir nas atrações mais famosas e caras. 

CONCLUSÃO:

Em se tratando de uma pesquisa exploratória, conclui-se que a necessidade de subsistência é fator preponderante na presença dos cordeiros nos blocos. Percebe-se também que no momento de trabalho dos cordeiros, além da exploração do trabalhador que fica exposto ao sol ou a chuva, sem se hidratar e estarem devidamente equipados e alimentados. Eles expressam também um imaginário que reforça a idéia de prazer-felicidade e sensualidade. 

Palavras-chave: Carnaval, Cordeiro, Corpo.