62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema
O ÍNDICE DO CRISTO E O ATO APROPRIATIVO NAS LENTES DE CLÁUDIO TORRES, ROLAND EMMERICH E VICENTE AMORIM.
Mateus da Silva Cardoso 1
Alex Beigui 2
1. Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Prof. Dr. / Orientador - Departamento de Artes - UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo estudar a apropriação da representação do Cristo Redentor no cinema a partir da obra de três cineastas: Cláudio Torres em Redentor (2004); Roland Emmerich em 2012 (2009) e Vicente Amorim em O Caminho das Nuvens (2003). Para tanto, dispomos de dois conceitos, a saber: o de "apropriação" pesquisado por Alex Beigui desde 2006 e o de "ressignificação", proposto por Jean Bernardet (2001). Sobre apropriação, Beigui afirma que: "Apropriar é reinventar a palavra como forma de interdiscursividade e de alteração do suporte lingüístico em suas possibilidades de uso e manipulação"(p.14). E sobre a "ressignificação", afirma Bernardet: "As imagens utilizadas em filmes adquirem significações em cada um deles. A ressignificação é o ato de liberdade por excelência, e o único possível porque abre as portas do imprevisível." (p.35). Procuramos, pois, encontrar justamente as ressignificações atribuídas ao monumento do Cristo Redentor, a partir da apropriação do mesmo índice por diferentes diretores. "Índice" aqui tomado como a forma mais pertinente de lidar com as três idéias de "signo" apresentadas por Lúcia Santaella (1983), que tem o índice como a parte representada de um todo anteriormente adquirido pela experiência subjetiva ou herança cultural que o produz.
METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho partiu da escolha arbitrária do índice a ser estudado, sendo posteriormente analisado a partir do confronto entre as obras cinematográficas. O uso dos conceitos utilizados parte de um esforço de compreensão das ressignificações atribuídas por cada cineasta a partir da apropriação de cada um deles da imagem do monumento do Cristo Redentor.
RESULTADOS:
No filme 2012, Roland Emmerich narra a destruição da terra através de forças naturais, assim o índice do Cristo Redentor aparece em sua obra ruindo, desmembrado e deslocado de seu posto. Emmerich se apropria do índice e o apresenta como incapaz de resistir às forças naturais. Joseph Campbell (2002) em seus estudos sobre a metáfora religiosa aponta para "a idéia do messias como arauto do apocalipse" (p.145). Emmerich faz uma releitura do tradicional mito, colocando a representação do arauto como vítima do próprio desastre que anuncia. O caminho contrário é feito por Torres em Redentor, quando o índice ganha vida, se tornando personagem e causador dos destinos dos homens, não mais à mercê da natureza, mas agente influenciador das relações humanas. Uma esfinge ameaçadora capaz de devorar aquele que não a obedecer. Por fim, Amorim em O Caminho das Nuvens apresenta o índice como destino, como representação da felicidade, remetendo ao mito do Eldorado, o Cristo aqui é alvo, destino final na busca da redenção, passagem de uma condição inferior a uma superior; da dor e do sacrifício à recompensa. A apropriação aqui reafirma e aumenta a representação de poder e sacralidade do índice, o que não acontece nas outras obras.
CONCLUSÃO:
O ato apropriativo possibilita o surgimento de novas leituras e interpretações, até quando se trata de um mesmo índice aparecendo em diversas obras como acontece com o Cristo Redentor neste estudo. Apesar do pequeno recorte aqui analisado, podemos perceber na cinematografia contemporânea uma ousadia e uma quebra com os padrões previamente estabelecidos no que diz respeito ao uso de índices religiosos no campo diegético (discurso) e imagético (imagem). Seja para reafirmar, reconstruir ou negar um pensamento, a apropriação permite que cada autor leve sua proposta além de simples interpretações preconcebidas, e dentro dessa perspectiva marca-se a diferença do olhar do cineasta e das suas respectivas intervenções (leituras) que esse olhar aplica no índice.
Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa - PROPESQ / UFRN
Palavras-chave: Índice, Apropriação, Ressignificação.