62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A DRAMATIZAÇÃO COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Luciana Cecília da Nóbrega Brito 2
José Ivonaldo Oliveira Leal 1
1. Secretária de Educação de Estado de Pernambuco
2. Universidade Gama Filho
INTRODUÇÃO:
O presente estudo objetiva observar se a metodologia a partir dos conteúdos da dramatização e do jogo lúdico tem um efeito educacional e emancipatório. Temos que a pesquisa ocorreu em torno de uma abordagem cientifica qualitativa. Com isso apenas a abordagem pedagógica, a partir das atividades mencionadas, teria o efeito esperado se fosse detectado uma participação efetiva e de interesse por parte dos discentes. Podemos ter que foi observado um satisfatório envolvimento dos alunos e, mediante a esse acontecimento foi confirmado aquilo que objetivávamos
METODOLOGIA:
A metodologia foi desenvolvida com uma turma de quarenta alunos concluinte do ensino fundamental II. Para tanto temos que essa abordagem pedagógica foi realizada no decorrer de todo o plano anual de curso de Educação Física no ano de 2009, em escola da rede pública estadual do município de Surubim - PE. Os equipamentos utilizados foram: câmara filmadora, bolas e teve como ambiente de atuações salas de aula e a quadra da escola. Foi pedida a turma que realizasse uma pesquisa sobre jogos populares, posteriormente a esse evento foi solicitado aos alunos que criassem novas regras para os jogos pesquisados, finalmente elegeram um para ser apresentado e vivenciado por todos os discentes. Tivemos que a atividade escolhida retratava uma batalha medieval a qual havia dois reinos, seria vitoriosa a equipe que capturasse o rei rival. Com essa primeira fase equacionada, toda a turma foi animada em criar uma vivência cinematográfica a partir desse jogo. Finalmente foi desenvolvido um filme medieval o qual teve no seu desenvolvimento rivalidades políticas e no final uma batalha retratada pelo o jogo pesquisado.
RESULTADOS:
A pesquisa confirmou a partir de observações e analises das atividades, mediante a dramatização e o jogo lúdico, que a metodologia aplicada alcançou resultados de efeitos educacionais e emancipatorios dos alunos envolvidos na abordagem. Acerca das elucidações científicas obtidas na Escola Severino Farias, detectou-se uma confirmação que diversos autores como João Batista Freire, Johan Huizinga, Deleuza, Marc Ferro dentre outros, já tinham em relação ao jogo lúdico e a dramatização em meio escolar com referência aos seus efeitos educacionais. Para que pudéssemos constatar os resultados utilizamos o critério de que, apenas a metodologia teria um efeito educacional e emancipatório, se os alunos envolvidos esboçassem interesse participativo, efetivo, afetivo e eficácia nas resoluções das atividades, observou-se que eles tiveram todos esses atributos em relação à metodologia.
CONCLUSÃO:
Mediante as observações realizadas durante o desenvolvimento da pesquisa, concluímos que apesar da educação intencional pública brasileira com o seu ensino convencional não ter uma resposta satisfatória às necessidades educacionais e emancipatorias dos alunos, confirmamos em nosso trabalho que a partir de uma metodologia aplicada mediante aos conteúdos o jogo lúdico e da dramatização vivenciados acerca de uma situação educacional significativa e interativa, é possível que o ensino público tenha o seu efeito educacional e consequentemente emancipatório confirmados.
Palavras-chave: Dramatização, Educacional, Emancipatório..