62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO PARA O TURISMO NÁUTICO
Rafaelle Melo Rodrigues 1
Diego Mamede Barbosa Vieira 1
Geyza Antônia de Souza Ribeiro 1
Leonardo Pinheiro Marques 1
Mariana Moreira Cronemberger Santos 1
Saulo Ribeiro dos Santos 1
1. Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do turismo náutico da ilha de São Luis, localizada ao norte do Estado do Maranhão (Brasil), tendo como ponto de ancoragem, a vocação da região para a atividade. As baías de Arraial, São Marcos e São José compõem o cenário desta área insular, fatores naturais estes que são primordiais ao desenvolvimento do turismo náutico [modalidade na área de turismo e lazer que compreende atividades relacionadas à navegação no mar, rios ou lagos, utilizando lanchas, iates, veleiros, e outros tipos de barcos, equipamentos de pesca, mergulho, de caça submarina etc. (PELLEGRINI FILHO, 2000, p.278)]. O crescimento deste segmento do turismo tem-se mostrado viável para diversas localidades no mundo, e para São Luís não é diferente, por trata-se de uma ilha banhada pelo Oceano Atlântico e cortada por rios e rias, que compõem um cenário favorável para o desenvolvimento do turismo náutico. Desta forma, é possível perceber que empreendimentos turísticos podem ser direcionados para esta área, assim como a criação de postos de trabalho que efetuem atividades ligadas ao mesmo.

METODOLOGIA:

Com base nos fundamentos norteadores do trabalho, os procedimentos de pesquisa estão pautados em três momentos: o primeiro com levantamento de dados secundários e fontes bibliográficas, dados esses obtidos por meio de sites como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e Ministério do Turismo. Em um segundo momento a pesquisa parte para campo, realizada no período de 02 a 14 de julho e de 21 a 30 de agosto, com realização de entrevistas estruturadas e questionários abertos, o que possibilitou a percepção de realidade social e cultural das localidades, e seus diversos modelos de embarcações típicas. No tocante ao terceiro momento da pesquisa, foi construída a interpretação dos dados e um inventário com roteiros e diversas formas de aproveitamento do potencial turístico-náutico, a partir de uma perspectiva ecoturística.

RESULTADOS:

Compreende-se que a falta do desenvolvimento do turismo náutico na ilha de São Luis se deve ao fato do desconhecimento das atividades aplicáveis e aos locais propícios para suas realizações. Dessa forma é proposto possíveis atividades e sugestões de roteiros, como: sete opções de atividades nas ilhas de entorno de São Luis, doze opções de ações nas praias do município e nove opções de roteiros, visando desenvolver passeios, trilhas, banhos, mergulhos, regatas e demais atividades, levando em consideração as características peculiares de cada localidade, como sua fauna, flora e clima. Expõe também a caracterização de dois portos, uma rampa e uma marina com os respectivos tipos de embarcação que estão aptos a receber.

 

 

CONCLUSÃO:

A diversidade do Maranhão em todos os aspectos demonstra o potencial náutico e turístico da região. O processo de construção de um inventário para o turismo náutico necessita unicamente de um plano de gestão que considere os elementos tradicionais, sustentabilidade, e predominância da interação entre comunidade local e organização empreendedora. Apesar dos esforços e levantamento de dados pautados no modelo gestão que visa à qualidade das ações e os resultados eficazes, é preciso a implantação de políticas públicas e investimentos privados para uma maximização da atividade, tendo em vista a já descrita potencialidade turística, com possibilidades reais de práticas de atividades que elevem o status do Maranhão de grande potência latente, para a eficácia concreta de desenvolvimento regional e náutico.

Palavras-chave: Turismo, Turismo Náutico, Inventário.