62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Taise Terêsa Medeiros de Oliveira 1
Cecília Nogueira Valença 1
Anna Lívia de Medeiros Dantas 1
Mabel Maria Marques Pereira 1
Suênia Silva de Mesquita Xavier 1
Raimunda Medeiros Germano 1
1. Depto de enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
Ao longo do tempo a adoção de medidas de segurança e saúde do trabalhador e de biossegurança nas atividades profissionais tem sido um desafio para a enfermagem. Todos aceitam teoricamente as normas de biossegurança, no entanto, elas ainda não permeiam a prática diária com a mesma intensidade. Sendo assim, é fundamental que o profissional de enfermagem tenha a prática das medidas de biossegurança associadas à conscientização e à compreensão de sua relevância para a segurança e saúde do trabalhador, bem como para a garantia do cuidado prestado aos sujeitos e à comunidade. Essa relevância deve ser estimulada ao técnico de enfermagem desde o início de sua formação profissional. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do ensino da disciplina de segurança e saúde do trabalhador na formação profissional em enfermagem na óptica da relação entre a sua proteção e a garantia da qualidade da assistência.
METODOLOGIA:
Este estudo trata-se de um relato de experiência do ensino em segurança e saúde do trabalhador na perspectiva do primeiro despertar de uma consciência da incorporação de medidas de biossegurança, para exercer a segurança em saúde do trabalhador de enfermagem. No ensejo da disciplina segurança e saúde do trabalhador no curso técnico de enfermagem do trabalho, em uma escola privada no município de Natal/RN, ministrada em agosto de 2009. A sequência de atividades na disciplina foi disposta da seguinte forma em uma semana de aulas teóricas: aulas dialogadas acerca da biossegurança nas ações de saúde e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para prevenção de acidentes de trabalho. Debate sobre alguns aspectos da legislação vigente em segurança e saúde do trabalhador dispostas nas normas regulamentadoras (NR) 4 (Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho, SESMT), NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA), NR 6 (EPI) e NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PPRA), com resolução de exercícios. Também foram discutidos os riscos ocupacionais e as terminologias em enfermagem do trabalho, após a apresentação de vídeos sobre acidentes de trabalho: vídeos. Os estudantes realizaram, para fins avaliativos da aprendizagem: lista de exercícios sobre biossegurança e pesquisas sobre acidentes de trabalho no Brasil.
RESULTADOS:
Segundo Oppermann (2003), a biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância nos serviços de saúde, não só por abordar medidas de controle de infecções para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, mas por ter um papel fundamental na formação da consciência sanitária. Nessa busca pela incorporação da consciência sanitária, compreende-se ser necessário desenvolver um olhar voltado para a importância da biossegurança na formação de profissionais de enfermagem. Isso permite ser desenvolvido nos discentes através do estímulo à reflexão da prática profissional em enfermagem e à pesquisa da utilização das medidas de proteção individual e coletiva no setor saúde, aproximando o saber do cuidado ao saber da proteção. Ampliando essa visão, percebe-se que os discentes vislumbraram que as condições do meio ambiente e do trabalho em saúde podem interferir bem mais que na execução do trabalho em si, mas também na qualidade de vida dos profissionais envolvidos nesse contexto. Conforme assevera Gir et al. (2004), desconstruir a percepção da invulnerabilidade a infecções no exercício profissional deve ser trabalhada para que o comodismo e as práticas de risco sejam substituídos por comportamentos que resultem em assistência de qualidade ao usuário e na maior proteção possível ao trabalhador de saúde. Portanto, faz-se necessário anelar a consciência sanitária na perspectiva da saúde do trabalhador em enfermagem.
CONCLUSÃO:
Espera-se que essa experiência possa contribuir para a formação profissional em enfermagem do trabalho no ensino da disciplina de saúde e segurança do trabalhador que, como tantas outras, requer um aguçado olhar do cuidado e proteção do profissional da equipe de saúde e segurança no trabalho para a garantia do desenvolvimento de uma conscientização ambiental e sanitária.
Palavras-chave: biossegurança, educação em enfermagem, enfermagem.